Com o avanço da secularização, a Igreja se organizou de forma mais incisiva para enfrentar os desafios decorrentes da modernidade. No Brasil, após a Proclamação da República, o catolicismo perdeu sua conexão institucional com o Estado. Diante dessa situação, seus líderes dedicaram décadas ao que ficou conhecido como Restauração Católica, projeto cujo objetivo era revitalizar a Igreja e recuperar sua influência em várias esferas da sociedade. Nesse contexto, uma das principais pautas era o ensino religioso. Com o propósito de compreender o debate em torno dessa pauta, esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação do principal líder leigo católico do período, Alceu Amoroso Lima. De modo específico, buscaremos discutir sua atuação e influência junto a intelectuais e políticos participantes do governo e da constituinte, analisar os escritos do autor sobre pedagogia e ensino religioso e compreender seu papel na formação e liderança de movimentos católicos em torno dessa reivindicação. Lima foi um importante articulador, não só por sua liderança dentro do arraial católico, mas como um intelectual público influente. Seu importante papel nos debates públicos e na constituinte, através da Liga Eleitoral Católica, serviram para solidificar a influência da ICAR e suas ideias pedagógicas, tendo como resultado a volta do ensino religioso na Constituição de 1934.