O trabalho objetiva aplicar uma metodologia diferenciada para o ensino de Física a partir da abordagem do conteúdo de Dilatação Térmica, através do desenvolvimento de uma sequência didática baseada na história do fogo e na evolução do conceito de calor. Destarte, a atividade planejada no âmbito do Subprojeto de Física do Programa Residência Pedagógica (CFP/UFCG), foi realizada na escola pública ECIT Profa. Nicéa Claudino Pinheiro, Cajazeiras/PB, junto aos/às alunos(as) do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa realizada assume um caráter quanti-qualitativo devido desenvolvimento de uma sequência didática enquanto método alternativo para a prática de ensino de Física, tornando o assunto mais atraente e acessível para os alunos, estimulando sua participação ativa e facilitando a compreensão dos conceitos. Os resultados obtidos revelaram que houve uma melhora no desempenho dos alunos no trabalho em equipe e no raciocínio lógico durante as aulas de sequências didáticas. Além disso, os alunos reconheceram que o assunto da Física se torna mais instigante e pertinente quando é ensinado de maneira não convencional. A aplicação desse método, juntamente com as aulas práticas, tem se mostrado uma estratégia de ensino eficaz.