Para Paulo Freire, educar é um ato político e pedagógico que deve guiar o fazer docente do professor de Filosofia na sua práxis educativa na Educação Básica. A Filosofia tem como proposição propor situações de aprendizagem para reflexão e emancipação humana dos alunos. Nesta seara, a busca-se pela emancipação, entendida como a conquista da liberdade plena e da autonomia individual e coletiva, é um tema central nas reflexões filosóficas e pedagógicas de Theodor Adorno e Paulo Freire. Ambos os pensadores, apesar de terem atuado em campos diferentes, Adorno na filosofia crítica e Freire na educação popular, compartilham a preocupação promover a formação filosófica para o enfrentamento e tomada de decisão crítica e reflexiva, visando a superação das estruturas opressivas e a promoção de uma sociedade com equidade para todos. A pesquisa justifica-se em apresentar para os alunos do Ensino Médio contribuições da Filosofia no processo educacional da formação filosófica para formação de alunos emancipados e autônomos. Objetivo da pesquisa foi refletir sobre a contribuição destes teóricos para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. O problema de pesquisa foi: será que os aportes teóricos da pedagogia freiriana e de Adorno têm potencialidade para formação de alunos críticos e reflexivos? A pesquisa está engendrada nos objetivos da pesquisa exploratória e, dentro da abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em 2023 com 4 professores de Filosofia de uma escola pública da Rede Estadual do Espírito Santo, localizada no município de Linhares, para coleta de dados recorreu-se ao uso de um questionário semiestruturado. Os resultados revelados sinalizaram contribuição da Filosofia com base nestes teóricos para formação filosófica dos alunos. À guisa de conclusão, observamos que a Filosofia pode contribuir para que formação de indivíduos autônomos e emancipados para o exercício pleno da cidadania.