O presente artigo traz à tona a relevância da atuação do psicopedagogo frente ao processo de inclusão escolar, dos sujeitos aprendentes. Essa discussão é uma inquietação do século XXI, pois demanda do profissional uma visão holística acerca do estudante público-alvo da Educação Especial, a fim de eliminar barreiras na intervenção psicopedagógica, proporcionando uma aprendizagem assertiva e com equidade. A metodologia desse trabalho concentra-se na revisão bibliográfica, voltada a temática em discussão; numa perspectiva crítica construtiva, acerca da inclusão escolar, e na fomentação de respeito as singularidades, dos estudantes com deficiência; e a diversidade do âmbito educacional. Objetiva-se nesse diálogo, compreender a atuação e a relevância desse profissional na implantação desse novo paradigma educacional, tão emergente nas escolas atuais, e como se dá esse processo. Foi evidenciado, nessa pesquisa, que o psicopedagogo na inclusão escolar é um expoente indispensável, pois será um facilitador na aprendizagem de estudantes, num trabalho colaborativo, irá propor com os demais profissionais envolvidos nesse processo de desenvolvimento dos sujeitos, uma aprendizagem sem barreiras.