Este trabalho tem como objetivo geral investigar a relação entre estratégias de ensino de matemática, a motivação dos alunos e seu desempenho acadêmico no ensino básico. Os objetivos específicos são identificar as estratégias de ensino mais comuns adotadas por professores de matemática, analisar o impacto dessas estratégias na motivação dos alunos e examinar a relação entre essas estratégias e o desempenho dos alunos em avaliações de matemática. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa de campo conduzida em uma escola de ensino básico, envolvendo uma amostra de 100 alunos do 6º ao 9º ano. Questionários foram aplicados aos professores para identificar as estratégias de ensino utilizadas, e entrevistas foram realizadas com os alunos para avaliar sua motivação e percepção em relação ao ensino da matemática. Dados sobre o desempenho dos alunos em avaliações matemáticas também foram coletados ao longo do ano letivo. Os resultados revelaram que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos professores incluem o uso de recursos tecnológicos, como softwares, aplicativos móveis, e a adoção de abordagens lúdicas e contextualizadas. Verificou-se que essas estratégias tiveram um impacto positivo na motivação dos alunos. Além disso, os alunos expostos a essas estratégias apresentaram desempenho superior em avaliações de matemática em comparação com aqueles que não tiveram essa experiência. Com base nos resultados, são propostas recomendações para o aprimoramento do ensino da matemática no ensino básico. É sugerido que os professores sejam incentivados a utilizar estratégias que promovam a interatividade, contextualização e o uso de recursos tecnológicos. Além disso, a formação continuada dos professores é destacada como fundamental para capacitá-los no uso efetivo dessas estratégias em sala de aula. Ao adotar abordagens que estimulem a motivação e o engajamento dos alunos, é possível promover uma aprendizagem mais significativa e eficaz da matemática, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos estudantes.