DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97007 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3128 "inscrito_id" => 15109 "titulo" => "DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O processo de alfabetização requer esforços por parte do docente, além do apoio da família que é essencial nesse desenvolvimento. Por meio de habilidades de ler e escrever, a criança se insere nas “práticas sociais”, compreendendo o mundo que a cerca, o que poderá trazer mais encanto à criança ao aprender, evitando assim que está apresente dificuldades na sua ação ao aprender. Este artigo busca refletir sobre desafios e práticas de professores alfabetizadores com alunos de 3º a 5º ano do ensino fundamental I de uma escola pública municipal da região nordeste da Amazônia Oriental. Para isso, foi realizado uma abordagem qualitativa com características descritivas e exploratória, com uso de levantamento bibliográfico, observação participante e entrevista a 4 (quatro) professores. Os resultados apontam que os principais desafios de se alfabetizar no pais, não teve um avanço satisfatório principalmente depois da pandemia, pois as crianças que estão no quarto ano não tiverem a base do segundo e terceiro ano, ou seja avançaram sem uma alfabetização adequada. Ficou claro a aflição das professoras em suas práticas de alfabetização, que buscam por novas estratégias de ensino e aprendizagem e a necessidade de que sejam valorizados por parte do poder público, os quais, muitas vezes, atuam em condições desfavoráveis e com infraestrutura precária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15109_TB3128_14082023155540.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATESTADO DE MATRÍCULA DYEIME RAQUEL FREITAS SILVA" "autor_nome_curto" => "Atestado de mat" "autor_email" => "dyeimeraquel3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97007 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3128 "inscrito_id" => 15109 "titulo" => "DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O processo de alfabetização requer esforços por parte do docente, além do apoio da família que é essencial nesse desenvolvimento. Por meio de habilidades de ler e escrever, a criança se insere nas “práticas sociais”, compreendendo o mundo que a cerca, o que poderá trazer mais encanto à criança ao aprender, evitando assim que está apresente dificuldades na sua ação ao aprender. Este artigo busca refletir sobre desafios e práticas de professores alfabetizadores com alunos de 3º a 5º ano do ensino fundamental I de uma escola pública municipal da região nordeste da Amazônia Oriental. Para isso, foi realizado uma abordagem qualitativa com características descritivas e exploratória, com uso de levantamento bibliográfico, observação participante e entrevista a 4 (quatro) professores. Os resultados apontam que os principais desafios de se alfabetizar no pais, não teve um avanço satisfatório principalmente depois da pandemia, pois as crianças que estão no quarto ano não tiverem a base do segundo e terceiro ano, ou seja avançaram sem uma alfabetização adequada. Ficou claro a aflição das professoras em suas práticas de alfabetização, que buscam por novas estratégias de ensino e aprendizagem e a necessidade de que sejam valorizados por parte do poder público, os quais, muitas vezes, atuam em condições desfavoráveis e com infraestrutura precária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15109_TB3128_14082023155540.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATESTADO DE MATRÍCULA DYEIME RAQUEL FREITAS SILVA" "autor_nome_curto" => "Atestado de mat" "autor_email" => "dyeimeraquel3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }