Esse projeto de pesquisa objetiva conhecer as ressonâncias da pandemia da COVID-19 na saúde física e emocional das/os professores das escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Crateús, no Ceará. Diante do contexto pandêmico cabe a reflexão acerca dos desgastes, dilemas e problemas que incidam sobre o corpo físico e emocional do/a trabalhador/a docente neste período de home office e aulas remotas. Do ponto de vista metodológico, o estudo se constitui de uma pesquisa bibliográfica e de campo, os métodos de coleta de dados serão questionário, e entrevista semi-estruturada aplicadas a docentes efetivos da rede pública estadual de ensino da cidade de Crateús. O levantamento bibliográfico em ANDRADE (2020), aponta-se o mal-estar docente nas condições de trabalho, surge também a doença Burnout, a sobrecarga do trabalho, se adaptarem com as novas tecnologias, pouca evolução da aprendizagem. Já havia um histórico de adoecimento docente que BARROS (2008), considera que o trabalho docente é repleto de fatores estressantes não apenas de alegria, sendo encontrados muitos desafios no trabalho pedagógico, WEBBER e VERGANI (2010) abordam sobre a Urgência do Descanso que afeta a saúde e surgem doenças como a depressão, a insônia, ansiedade e pânico. Ressalta-se que essa pesquisa está em andamento. No final da coleta e a análise de dados será produzida uma cartilha eletrônica para divulgação dos dados coletados.