Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INOVA PAUDALHO: RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E PRIVADA DE PAUDALHO – PE COM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99476
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6345
    "inscrito_id" => 21666
    "titulo" => "INOVA PAUDALHO: RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E PRIVADA DE PAUDALHO – PE COM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho traz à tona um relato sobre os impactos na Educação Básica Pública e Privada do município do Paudalho – PE por meio da realização anual da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inova Paudalho, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o CNPq e UFRPE, tendo como mote o incentivo para que os estudantes desenvolvam projetos inovadores, integrando diferentes instituições de ensino pelo fomento e interesse pela investigação científica, embasados na troca de experiências, além da promoção da integração das escolas com as cadeias produtivas locais e regionais, sem imposição de visão de mundo, com combinação de rigor científico à ética, com estímulo de autonomia e participação (FREIRE, 2006). Realizada desde o ano de 2018, a Mostra tem oportunizado espaços para exposição e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes da Educação Básica Pública e Privada que tenham realizado alguma investigação científica sobre fenômeno ou tema específico no exercício do ano de sua realização, ocorrendo, geralmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujos trabalhos são divididos em três níveis: Fundamental/Anos Iniciais, Fundamental/Anos Finais e Médio. O método estimula a participação ativa dos estudantes por meio da pesquisa-ação, ao passo que selecionam temas, investigam, coletam/tratam dados e apresentam resultados, desenvolvendo habilidades, aprimorando a expressão oral e a escrita, uma vez que, conforme afirma (SMITH, 2022), a pesquisa é essencial na educação, guiando descobertas, inovação e desenvolvimento de conhecimento para um futuro melhor. Os melhores trabalhos de cada área e nível são premiados e todos recebem certificados de participação. Tratamos, pois, de trazer à tona os resultados do impacto desse evento na percepção de estudantes da Educação Básica à produção de ciência mediada por professores(as), tendo como condutor o Currículo de Pernambuco alinhado à Base Nacional Comum Curricular - BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21666_TB6345_04102023184631.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NANCY MARIA LOPES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Nancy Maria Lop"
    "autor_email" => "hairfree33@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99476
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6345
    "inscrito_id" => 21666
    "titulo" => "INOVA PAUDALHO: RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E PRIVADA DE PAUDALHO – PE COM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho traz à tona um relato sobre os impactos na Educação Básica Pública e Privada do município do Paudalho – PE por meio da realização anual da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inova Paudalho, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o CNPq e UFRPE, tendo como mote o incentivo para que os estudantes desenvolvam projetos inovadores, integrando diferentes instituições de ensino pelo fomento e interesse pela investigação científica, embasados na troca de experiências, além da promoção da integração das escolas com as cadeias produtivas locais e regionais, sem imposição de visão de mundo, com combinação de rigor científico à ética, com estímulo de autonomia e participação (FREIRE, 2006). Realizada desde o ano de 2018, a Mostra tem oportunizado espaços para exposição e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes da Educação Básica Pública e Privada que tenham realizado alguma investigação científica sobre fenômeno ou tema específico no exercício do ano de sua realização, ocorrendo, geralmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujos trabalhos são divididos em três níveis: Fundamental/Anos Iniciais, Fundamental/Anos Finais e Médio. O método estimula a participação ativa dos estudantes por meio da pesquisa-ação, ao passo que selecionam temas, investigam, coletam/tratam dados e apresentam resultados, desenvolvendo habilidades, aprimorando a expressão oral e a escrita, uma vez que, conforme afirma (SMITH, 2022), a pesquisa é essencial na educação, guiando descobertas, inovação e desenvolvimento de conhecimento para um futuro melhor. Os melhores trabalhos de cada área e nível são premiados e todos recebem certificados de participação. Tratamos, pois, de trazer à tona os resultados do impacto desse evento na percepção de estudantes da Educação Básica à produção de ciência mediada por professores(as), tendo como condutor o Currículo de Pernambuco alinhado à Base Nacional Comum Curricular - BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21666_TB6345_04102023184631.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NANCY MARIA LOPES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Nancy Maria Lop"
    "autor_email" => "hairfree33@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho traz à tona um relato sobre os impactos na Educação Básica Pública e Privada do município do Paudalho – PE por meio da realização anual da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inova Paudalho, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o CNPq e UFRPE, tendo como mote o incentivo para que os estudantes desenvolvam projetos inovadores, integrando diferentes instituições de ensino pelo fomento e interesse pela investigação científica, embasados na troca de experiências, além da promoção da integração das escolas com as cadeias produtivas locais e regionais, sem imposição de visão de mundo, com combinação de rigor científico à ética, com estímulo de autonomia e participação (FREIRE, 2006). Realizada desde o ano de 2018, a Mostra tem oportunizado espaços para exposição e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes da Educação Básica Pública e Privada que tenham realizado alguma investigação científica sobre fenômeno ou tema específico no exercício do ano de sua realização, ocorrendo, geralmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujos trabalhos são divididos em três níveis: Fundamental/Anos Iniciais, Fundamental/Anos Finais e Médio. O método estimula a participação ativa dos estudantes por meio da pesquisa-ação, ao passo que selecionam temas, investigam, coletam/tratam dados e apresentam resultados, desenvolvendo habilidades, aprimorando a expressão oral e a escrita, uma vez que, conforme afirma (SMITH, 2022), a pesquisa é essencial na educação, guiando descobertas, inovação e desenvolvimento de conhecimento para um futuro melhor. Os melhores trabalhos de cada área e nível são premiados e todos recebem certificados de participação. Tratamos, pois, de trazer à tona os resultados do impacto desse evento na percepção de estudantes da Educação Básica à produção de ciência mediada por professores(as), tendo como condutor o Currículo de Pernambuco alinhado à Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.