O presente trabalho traz à tona um relato sobre os impactos na Educação Básica Pública e Privada do município do Paudalho – PE por meio da realização anual da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inova Paudalho, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o CNPq e UFRPE, tendo como mote o incentivo para que os estudantes desenvolvam projetos inovadores, integrando diferentes instituições de ensino pelo fomento e interesse pela investigação científica, embasados na troca de experiências, além da promoção da integração das escolas com as cadeias produtivas locais e regionais, sem imposição de visão de mundo, com combinação de rigor científico à ética, com estímulo de autonomia e participação (FREIRE, 2006). Realizada desde o ano de 2018, a Mostra tem oportunizado espaços para exposição e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes da Educação Básica Pública e Privada que tenham realizado alguma investigação científica sobre fenômeno ou tema específico no exercício do ano de sua realização, ocorrendo, geralmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujos trabalhos são divididos em três níveis: Fundamental/Anos Iniciais, Fundamental/Anos Finais e Médio. O método estimula a participação ativa dos estudantes por meio da pesquisa-ação, ao passo que selecionam temas, investigam, coletam/tratam dados e apresentam resultados, desenvolvendo habilidades, aprimorando a expressão oral e a escrita, uma vez que, conforme afirma (SMITH, 2022), a pesquisa é essencial na educação, guiando descobertas, inovação e desenvolvimento de conhecimento para um futuro melhor. Os melhores trabalhos de cada área e nível são premiados e todos recebem certificados de participação. Tratamos, pois, de trazer à tona os resultados do impacto desse evento na percepção de estudantes da Educação Básica à produção de ciência mediada por professores(as), tendo como condutor o Currículo de Pernambuco alinhado à Base Nacional Comum Curricular - BNCC.