REFLEXÕES SOBRE O PIBID COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9799 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 710 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O PIBID COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo a partir da experiência vivida como professor supervisor do PIBID, relatar e discutir como as ações de execução do programa, tais como os estudos teóricos metodológicos e a interação entre docentes e licenciandos contribuíram para a formação continuada do docente da educação básica, especificamente, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. A formação contínua dos professores tornou-se cada vez mais necessária frente às mudanças decorrentes do mundo globalizado e suas implicações. Diante deste panorama, para uma educação que atenda às novas demandas juvenis, não podemos ter como alicerce apenas nossa formação inicial e nossa experiência de sala de aula, mas também, uma mudança em nossa prática apoiada na formação continuada. Vários autores, como Nunan (1992), Pimenta & Ghedin (2002) e Gatti (2008), em seus estudos têm demonstrado que o professor necessita de meios que lhe permita pesquisar sua prática e possibilite a reflexão de maneira crítica sobre si mesmo, sobre a profissão e sobre seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, LÍNGUA INGLESA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_50_29_idinscrito_710_8cf248676b3a96618e3e4800365af0d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELSO JOSE DE LIMA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CELSO DE LIMA JR" "autor_email" => "celsojunior@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9799 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 710 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O PIBID COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo a partir da experiência vivida como professor supervisor do PIBID, relatar e discutir como as ações de execução do programa, tais como os estudos teóricos metodológicos e a interação entre docentes e licenciandos contribuíram para a formação continuada do docente da educação básica, especificamente, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. A formação contínua dos professores tornou-se cada vez mais necessária frente às mudanças decorrentes do mundo globalizado e suas implicações. Diante deste panorama, para uma educação que atenda às novas demandas juvenis, não podemos ter como alicerce apenas nossa formação inicial e nossa experiência de sala de aula, mas também, uma mudança em nossa prática apoiada na formação continuada. Vários autores, como Nunan (1992), Pimenta & Ghedin (2002) e Gatti (2008), em seus estudos têm demonstrado que o professor necessita de meios que lhe permita pesquisar sua prática e possibilite a reflexão de maneira crítica sobre si mesmo, sobre a profissão e sobre seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, LÍNGUA INGLESA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_50_29_idinscrito_710_8cf248676b3a96618e3e4800365af0d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELSO JOSE DE LIMA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CELSO DE LIMA JR" "autor_email" => "celsojunior@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }