Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REFLEXÕES SOBRE O PIBID COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, LÍNGUA INGLESA, PIBID Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9799
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 638
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O PIBID COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo a partir da experiência vivida como professor supervisor do PIBID, relatar e discutir como as ações de execução do programa, tais como os estudos teóricos metodológicos e a interação entre docentes e licenciandos contribuíram para a formação continuada do docente da educação básica, especificamente, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. A formação contínua dos professores tornou-se cada vez mais necessária frente às mudanças decorrentes do mundo globalizado e suas implicações. Diante deste panorama, para uma educação que atenda às novas demandas juvenis, não podemos ter como alicerce apenas nossa formação inicial e nossa experiência de sala de aula, mas também, uma mudança em nossa prática apoiada na formação continuada. Vários autores, como Nunan (1992), Pimenta & Ghedin (2002) e Gatti (2008), em seus estudos têm demonstrado que o professor necessita de meios que lhe permita pesquisar sua prática e possibilite a reflexão de maneira crítica sobre si mesmo, sobre a profissão e sobre seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, LÍNGUA INGLESA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_50_29_idinscrito_710_8cf248676b3a96618e3e4800365af0d7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELSO JOSE DE LIMA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CELSO DE LIMA JR"
    "autor_email" => "celsojunior@oi.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9799
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 638
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O PIBID COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo a partir da experiência vivida como professor supervisor do PIBID, relatar e discutir como as ações de execução do programa, tais como os estudos teóricos metodológicos e a interação entre docentes e licenciandos contribuíram para a formação continuada do docente da educação básica, especificamente, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. A formação contínua dos professores tornou-se cada vez mais necessária frente às mudanças decorrentes do mundo globalizado e suas implicações. Diante deste panorama, para uma educação que atenda às novas demandas juvenis, não podemos ter como alicerce apenas nossa formação inicial e nossa experiência de sala de aula, mas também, uma mudança em nossa prática apoiada na formação continuada. Vários autores, como Nunan (1992), Pimenta & Ghedin (2002) e Gatti (2008), em seus estudos têm demonstrado que o professor necessita de meios que lhe permita pesquisar sua prática e possibilite a reflexão de maneira crítica sobre si mesmo, sobre a profissão e sobre seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, LÍNGUA INGLESA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_50_29_idinscrito_710_8cf248676b3a96618e3e4800365af0d7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELSO JOSE DE LIMA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CELSO DE LIMA JR"
    "autor_email" => "celsojunior@oi.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a partir da experiência vivida como professor supervisor do PIBID, relatar e discutir como as ações de execução do programa, tais como os estudos teóricos metodológicos e a interação entre docentes e licenciandos contribuíram para a formação continuada do docente da educação básica, especificamente, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. A formação contínua dos professores tornou-se cada vez mais necessária frente às mudanças decorrentes do mundo globalizado e suas implicações. Diante deste panorama, para uma educação que atenda às novas demandas juvenis, não podemos ter como alicerce apenas nossa formação inicial e nossa experiência de sala de aula, mas também, uma mudança em nossa prática apoiada na formação continuada. Vários autores, como Nunan (1992), Pimenta & Ghedin (2002) e Gatti (2008), em seus estudos têm demonstrado que o professor necessita de meios que lhe permita pesquisar sua prática e possibilite a reflexão de maneira crítica sobre si mesmo, sobre a profissão e sobre seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.