Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POTENCIAL DO ROLEPLAY COMO MÉTODO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo resulta de um trabalho supervisionado (TS), componente curricular complementar do Departamento de Psicologia da UFPE, realizado através do acompanhamento de uma pesquisa de doutorado que investiga estratégias argumentativas por parte de estagiários de psicologia no processo decisório sobre situações próprias da prática clínica. Um dos conceitos de argumentação prática é dado pelo seu resultado e nesse caso é trabalhada através de sua característica formativa de um juízo e de uma tomada de decisão. A proposta consiste em duas duplas, uma iniciante e outra experiente, receberem um caso clínico e discutirem com seus parceiros qual abordagem seria usada no atendimento e como será o procedimento. Através disso é possível identificar os argumentos utilizados para tal e no que se baseiam. Entretanto, o foco do TS esteve principalmente no segundo momento da pesquisa, onde os participantes colocaram em prática o que planejaram através de uma encenação. Dessa forma, trata-se de uma oportunidade de revisitar a teoria, agora aplicada, e revisar pontos positivos e dificuldades do processo. Ao desenvolver deste, percebe-se que há um caráter pedagógico no fato da dupla trabalhar situações imaginárias durante o experimento, antes mesmo da encenação do caso clínico propriamente dito. Trata-se de uma caraterística descrita pela teoria do psicodrama acerca da espontaneidade em exercícios de roleplay e que desencadeia seu potencial no ensino superior. Complementa pesquisas recentes que tratam a argumentação como uma atividade cognitiva capaz de gerar construção de conhecimento relacionando-as à metodologia da Pedagogia do Drama. Alguns limitadores envolvem a falta de elementos utilizados na clínica psicodramática, entretanto o TS expande os objetivos iniciais da pesquisa e o foco desse estudo circunda a investigação da construção de conhecimento através das interfaces entre a pedagogia e a psicologia.

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