Este trabalho tem como objetivo conhecer a atuação dos pedagogos em ambientes não escolares para a promoção da reflexão desta prática, visto que, com o surgimento de novos tipos de educação no contexto contemporâneo, é importante explorar as oportunidades de atuação do profissional da pedagogia fora do ambiente escolar. Este profissional é formado e preparado para atuar em diversas áreas relacionada a educação, realizando a articulação, coordenação e mediação, em espaços como: ONG’S, museus, centros culturais, movimentos sociais, dentre outros; sendo amparado pela legislação. Além disso, é necessário discutir os diferentes espaços educativos, levando a educação para além da sala de aula tradicional e assim superando as barreiras entre escola e sociedade. Como metodologia utilizada para a reflexão, foram feitas pesquisas bibliográficas em artigos acadêmico no Google, além de várias leituras e teorias de autores e pesquisadores como Vygotsky, Piaget e Pierre Bourdier. Para elucidar tal temática pretendo utilizar as obras “Pedagogia da autonomia: saber necessário a prática educativa” do autor Paulo Freire e “Atuação dos pedagogos em espaços não formais de educação” de Raquel Alves Pinheiro. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que a importância da atuação do profissional pedagogo em ambientes não escolares é essencial, pois este trabalha diretamente com o comportamento humano, sendo um articulador, organizador e mediador da educação.