: O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento das práticas de alfabetização, leitura e escrita em uma escola campo do Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP é um programa do governo federal que prevê, dentre outros objetivos, promover o aprimoramento da formação inicial do docente. Nesse contexto, a pesquisa parte das vivências formativas do PRP sobre as práticas de alfabetização e letramento na escola. Esse processo é fundamental para as crianças, tendo em vista o seu processo de escolarização e o ciclo de alfabetização, a partir de práticas que envolvam textos reais e a atuação docente de forma sistemática com o Sistema de Escrita Alfavética (SEA), com uma prática pedagógica comprometida com a aprendizagem das crianças. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, realizada ao longo do mês de março de 2023, por meio de 4 (quatro) observações em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola municipal de Palmeira dos Índios - AL. Diante das observações realizadas observamos que há uma enorme dificuldade no desenvolvimento das atividades, ao passo de muita dispersão e ausência de concentração das crianças na sala de aula, bem como a necessidade de ampliação das práticas cotidianas de contação de história, uso de jogos e atividades direcionadas ao processo de alfabetização e letramento. Portanto, são necessárias estratégias para amenizar essa lacuna existente e a construção de práticas pedagógicas direcionadas, a partir de um projeto didático planejado no âmbito do PRP.