A sustentabilidade é necessária para os recursos naturais finitos perdurarem para as gerações futuras O trabalho teve como objetivo principal apresentar para alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Baixada Santista, como uma atividade didática experimental em que se focalizou habilidades investigativas e pôde complementar conceitos de sustentabilidade. Ela aconteceu no Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-POLI-USP), sediado no município de Cubatão. Propôs a construção artesanal de um minhocário caseiro, observando primeiro um minhocário disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, enquanto os educadores apresentaram e compartilharam conteúdos sobre tópicos correlatos como as composteiras, os anelídeos, a vermicompostagem e os resíduos orgânicos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas da rede municipal de São Vicente (SP), que visitaram o CAP/CEPEMA, onde realizaram diversas atividades priorizando o uso de habilidades investigativas sendo a minhocultura e a construção de um minhocário como uma prática de sustentabilidade para diversas idades e ambientes como escolas ou propriedades particulares, pois é uma forma de diminuir a relação de quantidade de lixo orgânico gerado . Os estudantes que participaram ativamente em grupos, trabalharam habilidades como a observação, comparação, exploração, registro de dados e revisão do aprendizado, observando as minhocas, comparando os tipos de resíduo, explorando as características e importância das minhocas, escrevendo na folha de atividade o que foi aprendido, além de terem participado no final de uma pesquisa de percepção sobre a visita realizada. A atividade despertou a curiosidade dos alunos e permitiu introduzir importantes conceitos de educação ambiental. Também favoreceu a introdução de um minhocário como complemento na fertilização da horta ou jardim caseiro e reciclagem dos restos alimentares dos lares.