Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE UM MINHOCÁRIO PARA INCORPORAR A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99188
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5979
    "inscrito_id" => 20485
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UM MINHOCÁRIO PARA INCORPORAR A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A sustentabilidade é necessária para os recursos naturais finitos perdurarem para as gerações futuras O trabalho teve como objetivo principal apresentar para alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Baixada Santista, como uma atividade didática experimental em que se focalizou habilidades investigativas e pôde complementar conceitos de sustentabilidade. Ela aconteceu no Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-POLI-USP), sediado no município de Cubatão. Propôs a construção artesanal de um minhocário caseiro, observando primeiro um minhocário disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, enquanto os educadores apresentaram e compartilharam conteúdos sobre tópicos correlatos como as composteiras, os anelídeos, a vermicompostagem e os resíduos orgânicos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas da rede municipal de São Vicente (SP), que visitaram o CAP/CEPEMA, onde realizaram diversas atividades priorizando o uso de habilidades investigativas sendo a minhocultura e a construção de um minhocário como uma prática de sustentabilidade para diversas idades e ambientes como escolas ou propriedades particulares, pois é uma forma de diminuir a relação de quantidade de lixo orgânico gerado . Os estudantes que participaram ativamente em grupos, trabalharam habilidades como a observação, comparação, exploração, registro de dados e revisão do aprendizado, observando as minhocas, comparando os tipos de resíduo, explorando as características e importância das minhocas, escrevendo na folha de atividade o que foi aprendido, além de terem participado no final de uma pesquisa de percepção sobre a visita realizada. A atividade despertou a curiosidade dos alunos e permitiu introduzir importantes conceitos de educação ambiental. Também favoreceu a introdução de um minhocário como complemento na fertilização da horta ou jardim caseiro e reciclagem dos restos alimentares dos lares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20485_TB5979_24112023212755.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THATIANE CRISTINA DA SILVA HIGINO"
    "autor_nome_curto" => "THATIANE"
    "autor_email" => "t.higino@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99188
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5979
    "inscrito_id" => 20485
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UM MINHOCÁRIO PARA INCORPORAR A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A sustentabilidade é necessária para os recursos naturais finitos perdurarem para as gerações futuras O trabalho teve como objetivo principal apresentar para alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Baixada Santista, como uma atividade didática experimental em que se focalizou habilidades investigativas e pôde complementar conceitos de sustentabilidade. Ela aconteceu no Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-POLI-USP), sediado no município de Cubatão. Propôs a construção artesanal de um minhocário caseiro, observando primeiro um minhocário disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, enquanto os educadores apresentaram e compartilharam conteúdos sobre tópicos correlatos como as composteiras, os anelídeos, a vermicompostagem e os resíduos orgânicos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas da rede municipal de São Vicente (SP), que visitaram o CAP/CEPEMA, onde realizaram diversas atividades priorizando o uso de habilidades investigativas sendo a minhocultura e a construção de um minhocário como uma prática de sustentabilidade para diversas idades e ambientes como escolas ou propriedades particulares, pois é uma forma de diminuir a relação de quantidade de lixo orgânico gerado . Os estudantes que participaram ativamente em grupos, trabalharam habilidades como a observação, comparação, exploração, registro de dados e revisão do aprendizado, observando as minhocas, comparando os tipos de resíduo, explorando as características e importância das minhocas, escrevendo na folha de atividade o que foi aprendido, além de terem participado no final de uma pesquisa de percepção sobre a visita realizada. A atividade despertou a curiosidade dos alunos e permitiu introduzir importantes conceitos de educação ambiental. Também favoreceu a introdução de um minhocário como complemento na fertilização da horta ou jardim caseiro e reciclagem dos restos alimentares dos lares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20485_TB5979_24112023212755.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THATIANE CRISTINA DA SILVA HIGINO"
    "autor_nome_curto" => "THATIANE"
    "autor_email" => "t.higino@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A sustentabilidade é necessária para os recursos naturais finitos perdurarem para as gerações futuras O trabalho teve como objetivo principal apresentar para alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Baixada Santista, como uma atividade didática experimental em que se focalizou habilidades investigativas e pôde complementar conceitos de sustentabilidade. Ela aconteceu no Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-POLI-USP), sediado no município de Cubatão. Propôs a construção artesanal de um minhocário caseiro, observando primeiro um minhocário disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, enquanto os educadores apresentaram e compartilharam conteúdos sobre tópicos correlatos como as composteiras, os anelídeos, a vermicompostagem e os resíduos orgânicos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas da rede municipal de São Vicente (SP), que visitaram o CAP/CEPEMA, onde realizaram diversas atividades priorizando o uso de habilidades investigativas sendo a minhocultura e a construção de um minhocário como uma prática de sustentabilidade para diversas idades e ambientes como escolas ou propriedades particulares, pois é uma forma de diminuir a relação de quantidade de lixo orgânico gerado . Os estudantes que participaram ativamente em grupos, trabalharam habilidades como a observação, comparação, exploração, registro de dados e revisão do aprendizado, observando as minhocas, comparando os tipos de resíduo, explorando as características e importância das minhocas, escrevendo na folha de atividade o que foi aprendido, além de terem participado no final de uma pesquisa de percepção sobre a visita realizada. A atividade despertou a curiosidade dos alunos e permitiu introduzir importantes conceitos de educação ambiental. Também favoreceu a introdução de um minhocário como complemento na fertilização da horta ou jardim caseiro e reciclagem dos restos alimentares dos lares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.