Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR AGROECOLÓGICA: TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AMBIENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A horta agroecológica revela-se um excelente instrumento pedagógico para abordar a educação alimentar e ambiental. Este trabalho objetiva a implementação e manutenção de uma horta agroecológica, visando trabalhar conceitos ambientais e alimentares com estudantes do ensino médio. O desenvolvimento desse trabalho ocorreu na disciplina eletiva da escola estadual de ensino médio, a EREM Senador João Cleofas Oliveira, localizada em Vitória de Santo Antão, PE, em colaboração com a UFPE (CAV). Após uma roda de conversa inicial, os alunos compartilharam seus conhecimentos prévios sobre hortas, alimentação saudável e agrotóxicos. Posteriormente, os estudantes realizaram o reconhecimento da área destinada à implantação da horta e deram início ao seu preparo. A área foi capinada, os canteiros delimitados e a terra foi preparada, seguido pela adição de adubo e cobertura vegetal morta. Na sequência, os alunos fizeram o planejamento do plantio, conforme discussões acerca de consórcios entre plantas com diferentes portes e ciclos de vida. Neste estágio, houve bastante discussão e questionamentos, pois os estudantes estão familiarizados com hortas tradicionais, onde são feitos canteiros de uma única espécie. Prosseguindo, os estudantes efetuaram o plantio de mudas e sementes abrangendo hortaliças, frutíferas, plantas de serviço, plantas medicinais e alimentícias não convencionais, além de um roçado de milho e macaxeira. Após o plantio, realizou-se regas e capinas regulares, paralelamente a rodas de conversa sobre alimentação saudável, agrotóxicos, defensivos naturais, tipos de adubação, entre outros. Evidenciou-se o interesse crescente dos alunos tanto pela horta quanto pelas temáticas debatidas. Esse interesse se intensificou ao iniciar a colheita dos alimentos cultivados. A abordagem prática e contextualizada proporcionou uma aprendizagem significativa e integrada, promovendo conexão entre conhecimentos teóricos e práticos, estimulando uma postura reflexiva e crítica por parte dos estudantes, contribuindo na formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente e à alimentação saudável.

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