Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ESTUDO DOS PRISMAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94733
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 3997
    "titulo" => "UM RELATO SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ESTUDO DOS PRISMAS"
    "resumo" => "O presente artigo é o resultado de um trabalho de conclusão de curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, a qual foi oferecida pelo IFPE. Onde o mesmo teve por objetivo principal propor uma sequência de atividades envolvendo os Prismas, mediante a utilização do Software GeoGebra, como forma de recurso de ensino e aprendizagem. Pensada inicialmente para ser aplicada na primeira série do ensino médio, a construção dessa sequência de atividades foi desenvolvida com base no estudo de pesquisas já existentes no campo abordado, como Stielgelmeier, Marthos, Bressan (2019); Silva Filho (2014); Chaves (2013); pesquisas estas que corroboraram em relação as dificuldades relacionadas ao estudo dos sólidos geométricos, tanto a sua parte figural, quanto as suas propriedades. Ao decorrer da elaboração do trabalho, as dificuldades pertinentes ao campo dos entes geométricos se apresentavam associadas ao ensino pautado e estático, o que colaborou para a utilização de ferramentas tecnológicas. A coleta de dados da pesquisa inicial não pode ser realizada devido a pandemia da Covid-19, porém todo os outros campos foram bem elaborados e se encontram disponíveis para aplicação. A sequência de atividades em questão aborda todos os elementos que compõe os prismas, como vértices, arestas e faces, bem como propõe o passo a passo para construção e manipulação desses sólidos. Em suma, este trabalho ocasiona uma visão sobre a manipulação dos sólidos geométricos pelos alunos, mediante a utilização do software, mas, sobretudo, a mediação do professor com questionamentos, buscando contribuir para que o estudante seja o protagonista em sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3997_TB123_19032023092514.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZANDRA MAÍZE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Lyze"
    "autor_email" => "lyzely57@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94733
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 3997
    "titulo" => "UM RELATO SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ESTUDO DOS PRISMAS"
    "resumo" => "O presente artigo é o resultado de um trabalho de conclusão de curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, a qual foi oferecida pelo IFPE. Onde o mesmo teve por objetivo principal propor uma sequência de atividades envolvendo os Prismas, mediante a utilização do Software GeoGebra, como forma de recurso de ensino e aprendizagem. Pensada inicialmente para ser aplicada na primeira série do ensino médio, a construção dessa sequência de atividades foi desenvolvida com base no estudo de pesquisas já existentes no campo abordado, como Stielgelmeier, Marthos, Bressan (2019); Silva Filho (2014); Chaves (2013); pesquisas estas que corroboraram em relação as dificuldades relacionadas ao estudo dos sólidos geométricos, tanto a sua parte figural, quanto as suas propriedades. Ao decorrer da elaboração do trabalho, as dificuldades pertinentes ao campo dos entes geométricos se apresentavam associadas ao ensino pautado e estático, o que colaborou para a utilização de ferramentas tecnológicas. A coleta de dados da pesquisa inicial não pode ser realizada devido a pandemia da Covid-19, porém todo os outros campos foram bem elaborados e se encontram disponíveis para aplicação. A sequência de atividades em questão aborda todos os elementos que compõe os prismas, como vértices, arestas e faces, bem como propõe o passo a passo para construção e manipulação desses sólidos. Em suma, este trabalho ocasiona uma visão sobre a manipulação dos sólidos geométricos pelos alunos, mediante a utilização do software, mas, sobretudo, a mediação do professor com questionamentos, buscando contribuir para que o estudante seja o protagonista em sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3997_TB123_19032023092514.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZANDRA MAÍZE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Lyze"
    "autor_email" => "lyzely57@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo é o resultado de um trabalho de conclusão de curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, a qual foi oferecida pelo IFPE. Onde o mesmo teve por objetivo principal propor uma sequência de atividades envolvendo os Prismas, mediante a utilização do Software GeoGebra, como forma de recurso de ensino e aprendizagem. Pensada inicialmente para ser aplicada na primeira série do ensino médio, a construção dessa sequência de atividades foi desenvolvida com base no estudo de pesquisas já existentes no campo abordado, como Stielgelmeier, Marthos, Bressan (2019); Silva Filho (2014); Chaves (2013); pesquisas estas que corroboraram em relação as dificuldades relacionadas ao estudo dos sólidos geométricos, tanto a sua parte figural, quanto as suas propriedades. Ao decorrer da elaboração do trabalho, as dificuldades pertinentes ao campo dos entes geométricos se apresentavam associadas ao ensino pautado e estático, o que colaborou para a utilização de ferramentas tecnológicas. A coleta de dados da pesquisa inicial não pode ser realizada devido a pandemia da Covid-19, porém todo os outros campos foram bem elaborados e se encontram disponíveis para aplicação. A sequência de atividades em questão aborda todos os elementos que compõe os prismas, como vértices, arestas e faces, bem como propõe o passo a passo para construção e manipulação desses sólidos. Em suma, este trabalho ocasiona uma visão sobre a manipulação dos sólidos geométricos pelos alunos, mediante a utilização do software, mas, sobretudo, a mediação do professor com questionamentos, buscando contribuir para que o estudante seja o protagonista em sua aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.