A escola é um ambiente vivo que contribui, para o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos que a frequentam, formada pelo conjunto de profissionais que desejam contribuir com o acesso, permanência do aluno na escola, objetivando a construção de pessoas socialmente conscientes. Este ambiente escolar é composto por vários profissionais como: professor, gestor, inspetor, coordenador/supervisor, psicólogo e o orientador educacional, a maioria destes com formação inicial ou continuada em pedagogia. Destacamos neste estudo as atividades desenvolvidas pelo orientador educacional. A profissão de orientador educacional, ao longo da sua história tem se modificado e suas ações vem acompanhando a realidade das comunidades escolares onde atua. Este estudo faz um recorte da profissão do orientador educacional com as famílias dos estudantes no período de 2014 a 2018 em uma cidade do interior da Paraíba, e tem como objetivo geral analisar a atuação profissional através de registros com famílias de alunos do orientador educacional no sistema de ensino municipal, no referido período. A metodologia adotada na pesquisa baseou-se nos estudos e análises bibliográficos, relatórios produzidos pelo profissional de orientação e cadernos de bordo. Os registros demonstram que, nas reuniões com os pais para tratar de assuntos educacionais, quando o profissional está no ambiente ele participa como mediador das discussões. Outro momento que acontece esta ação é quando a família espontaneamente procura a gestão e o profissional pedindo “ajuda”, assim são emitidas orientações verbais e opiniões, a partir do que foi colocado, com base em estudos e observações. Os orientadores são concursados na função. O profissional organiza sua jornada laboral semanal entre várias escolas, o que torna a ação difícil ela sobrecarga e acúmulo de demandas. Nota-se que o exercício da orientação educacional está embasado nos conhecimentos adquiridos no curso e a organização da função conforme o plano de cargos da carreira municipal.