Este estudo retrata um relato de experiência desenvolvido pela turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Josefa de Olindina da Conceição, na cidade de Riacho dos Cavalos, Paraíba. O objetivo geral deste trabalho é promover o entendimento e a valorização do folclore brasileiro entre os estudantes do ensino fundamental, por meio da integração de atividades lúdicas e da elaboração colaborativa de um livro de lendas folclóricas. Busca-se estimular o envolvimento ativo dos alunos na exploração das tradições culturais, desenvolvendo sua criatividade, conhecimento cultural e habilidades literárias, enquanto fortalece a conexão entre as gerações e a preservação do patrimônio cultural nacional. A partir de atividade lúdicas, explorando as lendas folclóricas envolvendo a interdisciplinaridade com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, foram desenvolvidos livros de todas as lendas do folclore, intensificando a Literatura na turma, um jogo do folclore, o qual foi desenvolvido um bingo com as imagens dos personagens da cultura folclórica. Além disso, os alunos escolheram a lenda do Saci para intensificar o estudo sobre este personagem. Percebendo-se que no processo do desenvolvimento deste, a interação do lúdico e o resgate cultural, trouxe um ensino e aprendizagem mais fortalecido, já que ao ter contato com as lendas os alunos descobriram novos mundos e, por meio deles, puderam reescrever as histórias contadas pelos pais, pelos avós, trazendo assim um resgate cultural, tornando a aula mais atrativa e com uma maior compreensão sobre as lendas culturais do nosso país.