Movidas pela inquietude acerca da visibilidade e direitos adquiridos e respeitados das pessoas com deficiências (PcD´s), em todos os setores, entre eles a arte, é que surge esta partilha investigativa, no intuito de realizar o mapeamento científico do que fora produzido na tríade ensino-pesquisa-extensão no curso de graduação em Dança, da Escola Superior de Artes e Turismo, da Universidade do Estado do Amazonas. Metodologicamente este estudo ancora-se na epistemologia sócio-histórica, é exploratório e envolve uma busca de materiais entre os anos de 2003 até 2023, e aponta quais os principais objetos de estudo nos trabalhos monográficos, nas pesquisas do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC) e nos projetos de extensão vinculados a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). Os materiais foram coletados tanto em ambientes virtuais, como na biblioteca física da UEA, foram selecionados por descritores “deficiência”, “educação especial”, “inclusão”, “arte”, “dança”. Os resumos, sumários e considerações finais foram os trechos averiguados e os dados tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados até o momento demonstram uma tímida quantidade de trabalhos produzidos em torno da temática em questão, e em sua maioria são resultantes de monografias (categoria ensino), sendo a iniciação à pesquisa segundo lugar (categoria pesquisa) e por último a extensão que necessariamente não tem um único projeto desenvolto para o público em voga, mas que esporadicamente registrou um ou outro caso de PcD´s em sua execução, estando as vertentes qualitativas voltadas principalmente como terapêutica, filantrópica ou educativa. Vale ressaltar que o curso de dança, de modo geral, tem uma vasta produção artístico-intelectual, mas a estirpe da inclusão ainda não é um campo difundido, hipoteticamente podemos inferir que a graduação em Dança pode crescer quanto a esta demanda, uma vez que a UEA foi fundada em 2001 e é ainda uma jovem universidade.