O planeta terra passa por uma crise ambiental preocupante, já que há diminuição dos recursos naturais como a água - um bem necessário e importante - presente na natureza para todo ser vivo. Sabe-se que cerca de 71% da superfície da terra está coberta por água, porém 96,5% dessa quantidade estão nos oceanos e apenas 3,5% de toda água existente na terra é doce. Tendo em vista como um possível problema ambiental futuro, a falta de água potável no mundo, há necessidade de uso sem desperdício. Diante da preocupação ambiental hídrica, observou-se que no CEEP Profª Lourdinha Guerra, contém condicionadores de ar que estão ligados durante 9 horas/dia produzindo água destilada. Assim, o objetivo deste trabalho é a utilização da água produzida pelos condicionadores e ar para suprir algumas necessidades da escola como no cultivo de hortaliças. Desse modo, a partir da aprendizagem baseada em problemas e cultura maker, pode-se quantificar com os estudantes a água produzida durante um dia e analisar alguns parâmetros físico químicos. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os parâmetros encontrados na água condensada antes da utilização na horta. O projeto teve duração de 140 minutos semanais durante um semestre e foi formado por estudantes entre 15 a 19 anos, sendo que 64,3% desses discentes nunca tinham realizado algum trabalho ambiental. Diante do que foi observado durante o projeto, os alunos se engajaram nas ações como no desenvolvimento do reservatório de coleta de água, produção do leirão e cultivo das mudas das hortaliças. Pode-se concluir que o aprendizado e o interesse dos estudantes aos conteúdos de Física, Química e Biologia foram maiores quando comparado as aulas expositivas. Dessa forma, comprovando que o uso das metodologias ativas ajuda no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes de forma lúdica, tornando a aprendizagem significativa.