Esta pesquisa pretende colaborar com o debate sobre alternativas pedagógicas desenvolvidas pelos movimentos de educação popular capazes de promover o engajamento na luta por transformação social e a tomada de consciência pela população na Favela de Manguinhos sobre sua própria história. Analisamos as possibilidades de articulação intersetorial entre os serviços públicos de saúde, cultura e assistência social com os movimentos populares do território. Adotando uma perspectiva dialética, buscamos respostas para nossa questão de pesquisa: Como a educação popular na Favela de Manguinhos contribui para a histórica luta por direitos sociais e políticas públicas nesse território vulnerabilizado? A partir de um mapeamento das ações de educação popular e uma análise dos seus processos de articulação intersetorial e mobilização popular, buscamos identificar as estratégias de luta por qualidade de vida e compreender ainda a relevância dessas ações de educação popular para a própria formação de profissionais de saúde, professores, assistentes sociais, educadores populares e grupos culturais que atuam em Manguinhos. Essa pesquisa multimétodo integra abordagens da etnografia com entrevistas individuais à lideranças comunitárias e o desenvolvimento de ações coletivas que possam fortalecer a intersetorialidade no território. Os resultados apontam que as ações de educação popular podem colaborar com a tomada de consciência e o engajamento da população na luta por transformações sociais.