A Neuropsicopedagogia é uma área que tem crescido substancialmente e tem se mostrado cada vez mais importante para os processos educativos, uma vez que, busca compreender como se processa a aprendizagem em nosso cérebro. Desta forma, o presente artigo apresenta um estudo acerca da neuropsicopedagogia enquanto ciência e profissão. Trata-se de uma reflexão teórica que tem como objetivo compreender qual o papel do neuropsicopedagogo e como a neuropsicopedagogia pode contribuir para desenvolver e/ou potencializar aprendizagem humana. O caminho em busca de apreender e compreender as tessituras epistemológicas desse fazer respaldou-se em discussões nas áreas da Neurociência, da Psicologia Cognitiva, da Pedagogia e do Código de Ética Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que discorre acerca do perfil profissional do neuropsicopedagogo no contexto clínico e no contexto institucional, apresentando ao leitor um olhar mais amplo em relação a essa práxis. Em suma, este trabalho contribuiu para compreender a importância da neuropsicopedagia enquanto ciência e profissão, a diferenciação dos seus campos de atuação - institucional e clínico, e como essa área de conhecimento vem contribuindo com os processos de aprendizagens, por meio de uma apreensão mais precisa das conexões cerebrais, das suas funcionalidades e de como essas descobertas têm impactado e transformado as relações educacionais.