A educação inclusiva para alunos com deficiência intelectual é um tema instigante e relevante no campo da educação. A Escola Estadual Maria Conceição de Araújo tem desenvolvido atividades adaptadas para promover a inclusão desses alunos, e este trabalho tem como objetivo mostrar sua experiência exitosa e destacar a importância das atividades adaptadas como prática inclusiva. Com base na literatura especializada em educação inclusiva, a escola integrou metodologias em etapas para enfrentar os desafios enfrentados pelas escolas na inclusão de alunos com deficiência nas atividades acadêmicas. O referencial teórico-metodológico utilizado garantiu a participação ativa e o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência intelectual. As metodologias incluíram a análise das necessidades individuais dos alunos, adaptação de materiais e recursos didáticos, definir objetivos claros e específicos para cada atividade, estruturar as atividades em pequenos passos, utilizar estratégias de ensino diferenciadas e avaliar constantemente o processo de aprendizagem. Os resultados obtidos com essas metodologias foram extremamente positivos, promovendo melhor compreensão do conteúdo, desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas e favorecendo a socialização dos alunos. A análise dos dados revelou que as atividades adaptadas melhoraram significativamente o desempenho acadêmico, a autoestima e a autoconfiança dos alunos com deficiência intelectual. Em conclusão, esta experiência bem-sucedida demonstra que a adoção de práticas inclusivas e a adaptação de atividades são fundamentais para garantir o desenvolvimento integral de todos os alunos e promover uma sociedade mais inclusiva e justa. Estruturar atividades em pequenos passos, utilizando estratégias de ensino diferenciadas e avaliando constantemente o processo de aprendizagem.