Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS: CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL – DA TEORIA À PRÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98226
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4737
    "inscrito_id" => 1464
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS: CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL – DA TEORIA À PRÁTICA"
    "resumo" => "Oferecer meios que proporcionem a participação responsável e eficaz da comunidade escolar na concepção e nas decisões que interferem no ambiente é fundamental. Assim, o presente artigo discorrerá sobre a importância da compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. A nossa perspectiva de trabalho realizou-se pautada na concepção de Pedagogia de Projetos alinhada à prática ambiental, pretendendo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de forma a agir comprometidos com a busca de mudanças. A metodologia utilizada no projeto integrou ações ligadas à informação escrita, falada e à produção de artefatos. Dessa forma, foram vivenciadas ações envolvendo a interdisciplinaridade e o incentivo ao trabalho em equipe, permitindo que os educadores inserissem em sua vivência pedagógica ações com o objetivo de construir junto à comunidade escolar valores que permitam à coletividade e conscientização da preservação ambiental. Como resultados da intervenção podem ser citados a confecção e distribuição de panfletos temáticos, a oralização de informações em formato musical, a realização de oficina de construção de brinquedos com material reciclado e a disseminação de informações sobre a temática junto à própria escola dos participantes. Diante disso, se pode concluir que a intervenção foi eficaz em sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do ambiente e em construir a cultura do trabalho coletivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1464_TB4737_20112023180745.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCELENE MARIA DUTRA CÂMARA"
    "autor_nome_curto" => "Jocelene Dutra"
    "autor_email" => "jocedutra@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98226
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4737
    "inscrito_id" => 1464
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS: CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL – DA TEORIA À PRÁTICA"
    "resumo" => "Oferecer meios que proporcionem a participação responsável e eficaz da comunidade escolar na concepção e nas decisões que interferem no ambiente é fundamental. Assim, o presente artigo discorrerá sobre a importância da compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. A nossa perspectiva de trabalho realizou-se pautada na concepção de Pedagogia de Projetos alinhada à prática ambiental, pretendendo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de forma a agir comprometidos com a busca de mudanças. A metodologia utilizada no projeto integrou ações ligadas à informação escrita, falada e à produção de artefatos. Dessa forma, foram vivenciadas ações envolvendo a interdisciplinaridade e o incentivo ao trabalho em equipe, permitindo que os educadores inserissem em sua vivência pedagógica ações com o objetivo de construir junto à comunidade escolar valores que permitam à coletividade e conscientização da preservação ambiental. Como resultados da intervenção podem ser citados a confecção e distribuição de panfletos temáticos, a oralização de informações em formato musical, a realização de oficina de construção de brinquedos com material reciclado e a disseminação de informações sobre a temática junto à própria escola dos participantes. Diante disso, se pode concluir que a intervenção foi eficaz em sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do ambiente e em construir a cultura do trabalho coletivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1464_TB4737_20112023180745.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCELENE MARIA DUTRA CÂMARA"
    "autor_nome_curto" => "Jocelene Dutra"
    "autor_email" => "jocedutra@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Oferecer meios que proporcionem a participação responsável e eficaz da comunidade escolar na concepção e nas decisões que interferem no ambiente é fundamental. Assim, o presente artigo discorrerá sobre a importância da compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. A nossa perspectiva de trabalho realizou-se pautada na concepção de Pedagogia de Projetos alinhada à prática ambiental, pretendendo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de forma a agir comprometidos com a busca de mudanças. A metodologia utilizada no projeto integrou ações ligadas à informação escrita, falada e à produção de artefatos. Dessa forma, foram vivenciadas ações envolvendo a interdisciplinaridade e o incentivo ao trabalho em equipe, permitindo que os educadores inserissem em sua vivência pedagógica ações com o objetivo de construir junto à comunidade escolar valores que permitam à coletividade e conscientização da preservação ambiental. Como resultados da intervenção podem ser citados a confecção e distribuição de panfletos temáticos, a oralização de informações em formato musical, a realização de oficina de construção de brinquedos com material reciclado e a disseminação de informações sobre a temática junto à própria escola dos participantes. Diante disso, se pode concluir que a intervenção foi eficaz em sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do ambiente e em construir a cultura do trabalho coletivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.