Oferecer meios que proporcionem a participação responsável e eficaz da comunidade escolar na concepção e nas decisões que interferem no ambiente é fundamental. Assim, o presente artigo discorrerá sobre a importância da compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. A nossa perspectiva de trabalho realizou-se pautada na concepção de Pedagogia de Projetos alinhada à prática ambiental, pretendendo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de forma a agir comprometidos com a busca de mudanças. A metodologia utilizada no projeto integrou ações ligadas à informação escrita, falada e à produção de artefatos. Dessa forma, foram vivenciadas ações envolvendo a interdisciplinaridade e o incentivo ao trabalho em equipe, permitindo que os educadores inserissem em sua vivência pedagógica ações com o objetivo de construir junto à comunidade escolar valores que permitam à coletividade e conscientização da preservação ambiental. Como resultados da intervenção podem ser citados a confecção e distribuição de panfletos temáticos, a oralização de informações em formato musical, a realização de oficina de construção de brinquedos com material reciclado e a disseminação de informações sobre a temática junto à própria escola dos participantes. Diante disso, se pode concluir que a intervenção foi eficaz em sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do ambiente e em construir a cultura do trabalho coletivo.