RESUMO Esta pesquisa aborda a temática da prática de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas contribuições para a formação de leitores e o desenvolvimento de competência leitora dos estudantes. A finalidade dessa pesquisa é o desenvolvimento de práticas de leitura literária desenvolvidas no Projeto Livro Aberto: viajando pelo mundo da leitura, aplicado em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Rio Largo/AL. O contato com os livros é o primeiro passo para o estudante entrar no universo da leitura. As práticas de leitura literária, tais como: rodas de leituras, sacolas literárias, cantinhos da leitura, contação de histórias, dentre outras, são essenciais para a constituição do letramento literário, a formação e o desenvolvimento de competência leitora. Metodologicamente o referido trabalho é uma investigação de caráter qualitativo, sendo realizado um estudo de caso com docentes que lecionam em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados o questionário, análise de registros escolares, entrevista semiestruturada e observação in loco. A pesquisa foi ancorada nos estudos realizados por Lajolo (2005), Arroyo (2011), Cosson (2016), Maia (2007), Meireles (1979), Soares (2017), Zilberman (2003), Lima (2017), Kleiman (2004), Solé (1999), Morais (2012) dentre outros que discutem a temática. Como resultado desse trabalho espera-se descobrir que as diferentes práticas de leitura literária de obras da literatura infantil potencializam a formação de leitores e desenvolvem competências leitoras, além de melhorar a aprendizagem dos educandos do 3º ano Ensino Fundamental, em processo de alfabetização.