Este trabalho tem por objetivo compreender como a orientação acadêmica se desdobra na identidade de novos pesquisadores e o que isso acarreta à produção do conhecimento. O delineamento metodológico se dá pela metaetnografia que através de suas etapas de revisão sistemática gerou três categorias que norteiam as discussões deste estudo. O ato de orientar é fundamental para a formação científica de pesquisadores/as e para a produção científica de qualidade. Por isso acredito ser relevante investigar como a orientação acadêmica tem sido discutida no processo formativo de novos pesquisadores no âmbito das pesquisas da graduação e da pós-graduação. Pois essa investigação revela a relação orientador-orientando como uma relação humana, dialógica, de trabalho e de formação. Para as discussões deste artigo serão apresentadas três categorias de análise: a) identidade; b) novos pesquisadores; e, c) genealogia acadêmica. Nelas serão discutidas como a orientação acadêmica tem implicado sobre a carreira acadêmica e na identidade dos novos pesquisadores e o que isso impacta nas pesquisas desenvolvidas e na produção do conhecimento.