A pesquisa teve como objetivo central investigar e analisar como os/as jovens universitários do campo e da cidade, oriundos dos sertões do IFCE/Ce, constroem suas perspectivas de futuro, em nível profissional e pessoal, ao acessarem o Ensino Superior. A pesquisa foi realizada com jovens universitários do IFCE/Campus Crateús, oriundos de três municípios da região dos sertões de Crateús, a saber: Independência, Nova Russas e Crateús. O trabalho foi fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa, a partir da aplicação das técnicas de entrevistas e questionário (Google Forms). Responderam ao questionário 37 estudantes de cinco cursos de licenciaturas (matemática, física, letras, Geografia e música). Na etapa das entrevistas foram realizadas nove entrevistas em profundidade, de forma presencial. A pesquisa revelou que o acesso ao Ensino Superior representa para os/as jovens uma promessa de futuro mais qualificado profissionalmente e com mais oportunidade de melhorar a vida financeira. Os/as estudantes entrevistados/as enxergam no acesso ao ensino superior uma formação que os oportuniza melhores condições de trabalho, renda e garantia de direitos no mundo do trabalho. Segundo os/as jovens a escolha em se dedicar aos estudos é coberta de incertezas e dúvidas, que nem sempre tem um retorno financeiro assegurado, mas, que vale a pena investir, devido todo o repertório cultural, social e humano que a formação de nível superior pode trazer, alargando a visão de mundo dos estudantes. A permanência no Ensino superior é um desafio, sobretudo para a juventude do campo/rural que passa a depender inteiramente do transporte da prefeitura de sua cidade para realizar o deslocamento diário até a universidade. A família constitui alicerce de muita importância na superação das dificuldades dos estudantes universitários, o apoio e a motivação fortalece e estimula a insistência/permanência dos jovens na universidade. Quando os/as jovens são trabalhores/estudantes e pais/mães as dificuldades são ainda maiores na permanência com os estudos. A universidade representa lugar de sonhos e possibilidades, sobretudo quando veem pessoas da região chegar a universidade pública na condição de professores.