Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REGÊNCIA SOBRE CONJUNTOS NUMÉRICOS: DIFICULDADES E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97433
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3701
    "inscrito_id" => 10521
    "titulo" => "REGÊNCIA SOBRE CONJUNTOS NUMÉRICOS: DIFICULDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre conjuntos numéricos no Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 27 de março e 04 de abril de 2023, totalizando em 8 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 1 e 2, que se deram de forma expositiva dialogada. Notamos grande dificuldade da maioria dos alunos durante a revisão de conjuntos numéricos, bem como sobre dizimas periódicas, apesar de estarem no 9ª ano. Durante a aula 2 alguns dos alunos relataram que não gostam de Matemática e outros disseram que pensam em escolher profissões no futuro que não envolvam Matemática. Entendemos ser este um dos grandes desafios, pois sabemos que, por vezes, os alunos não gostam da Matemática, em especial a partir do Ensino Fundamental II, quando letras, variáveis, incógnitas são trabalhadas. Com isso, a Matemática que era prazerosa de lidar (armar e efetuar contas), passa a ser algo temeroso aos alunos, contribuindo na dificuldade de seus processos de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6598002b37d4c_05012024101211.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-05 10:12:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "livia21dasilva23@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97433
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3701
    "inscrito_id" => 10521
    "titulo" => "REGÊNCIA SOBRE CONJUNTOS NUMÉRICOS: DIFICULDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre conjuntos numéricos no Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 27 de março e 04 de abril de 2023, totalizando em 8 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 1 e 2, que se deram de forma expositiva dialogada. Notamos grande dificuldade da maioria dos alunos durante a revisão de conjuntos numéricos, bem como sobre dizimas periódicas, apesar de estarem no 9ª ano. Durante a aula 2 alguns dos alunos relataram que não gostam de Matemática e outros disseram que pensam em escolher profissões no futuro que não envolvam Matemática. Entendemos ser este um dos grandes desafios, pois sabemos que, por vezes, os alunos não gostam da Matemática, em especial a partir do Ensino Fundamental II, quando letras, variáveis, incógnitas são trabalhadas. Com isso, a Matemática que era prazerosa de lidar (armar e efetuar contas), passa a ser algo temeroso aos alunos, contribuindo na dificuldade de seus processos de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6598002b37d4c_05012024101211.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-05 10:12:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "livia21dasilva23@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre conjuntos numéricos no Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental II da Escola Padre Antonino, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 27 de março e 04 de abril de 2023, totalizando em 8 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 1 e 2, que se deram de forma expositiva dialogada. Notamos grande dificuldade da maioria dos alunos durante a revisão de conjuntos numéricos, bem como sobre dizimas periódicas, apesar de estarem no 9ª ano. Durante a aula 2 alguns dos alunos relataram que não gostam de Matemática e outros disseram que pensam em escolher profissões no futuro que não envolvam Matemática. Entendemos ser este um dos grandes desafios, pois sabemos que, por vezes, os alunos não gostam da Matemática, em especial a partir do Ensino Fundamental II, quando letras, variáveis, incógnitas são trabalhadas. Com isso, a Matemática que era prazerosa de lidar (armar e efetuar contas), passa a ser algo temeroso aos alunos, contribuindo na dificuldade de seus processos de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.