Este trabalho busca discutir e responder a tal questão: Como incentivar a leitura de conteúdos matemáticos, entre os estudantes do ensino fundamental, de uma forma que seja prazerosa? A pesquisa realizada acerca deste tema, aponta para a importância de se desenvolver habilidades mais críticas e reflexivas sobre o ensino da matemática, possibilitando uma melhor compreensão do assunto trabalhado. O texto ainda enfatiza a importância de se criar ambientes mais agradáveis, e com materiais de leitura interessantes, para assim, estimular o aprendizado da criança. Aponta também para a necessidade de se formar leitores críticos, desde a infância, propondo estratégias que incentivem as competências leitoras dos alunos. É importante destacar o papel do professor, em auxiliar o estudante na compreensão dos mais diversos conteúdos, por meio de atividades que estimulem a interpretação e análise crítica dos temas apresentados. Muitas estratégias de ensino como demonstrações, análises de fatos históricos, discussões em grupo e projetos de leitura, podem ajudar a tornar essa prática nas aulas de matemática mais significativas e relevantes. O texto ressalta a importância do envolvimento dos pais e da comunidade na promoção de estudantes assíduos na leitura, pois, tendo contato diário com esses alunos, podem estimular tal prática, e assim, contribuir com o conhecimento matemático dos indivíduos. O texto traz como referência alguns livros de Malba Tahan, como uma forma de leitura mais prazerosa e atraente dos conteúdos matemáticos.