RODRIGUES, João Pedro Costa et al.. Experiências na docência em libras para ouvintes.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96829>. Acesso em: 23/12/2024 01:19
O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas durante a disciplina de estágio do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA) do 9° semestre em curso. O estágio supervisionado é um item obrigatório nos cursos de formação de professores, corroborando para o aperfeiçoamento de habilidades como também uma formação ampla para inserção no mercado profissional. O estágio supervisionado em Libras como L2 II tem como finalidade oportunizar aos discentes práticas de regência com vista à promoção da formação docente, bem como correlacionar os conteúdos teóricos e prática efetiva contribuindo para a auto reflexão docente. Para isso, nos baseamos em Pimenta (2014), Lima (2012), Calderano (2012), entre outros. O presente estágio foi realizado em uma instituição municipal na escola municipal professor Joaquim Leal Pimenta situada na cidade de Campo Grande - RN, para assim melhor compreender a estrutura do ambiente escolar, como também poder perceber a realidade da escola e dos alunos e afins. A metodologia deste trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa segundo (LUDKE E ANDRÉ, 2013) e exploratória segundo (GIL, 2002) e participante, em que o autor desta pesquisa relata pontos positivos e negativos enquanto discente do estágio. Concluímos que o estágio contribui de forma significativa para a formação acadêmica colaborando para formação da identidade docente, a tomada de gosto pela regência e reflexão da prática ensino e aprendizagem a ela inerentes.