EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A ÁGUA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9873 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 130 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A ÁGUA" "resumo" => "A água é um recurso natural indispensável à vida, porém tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas, além do aumento na densidade populacional, a agricultura, a indústria e o desmatamento. Na sociedade em que vivemos a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para existência humana e das demais espécies. É comum presenciarmos o desperdício, tanto no ambiente domiciliar quanto em instituições públicas, como é o caso da escola. Nesta perspectiva esse estudo teve como objetivo avaliar as percepções de alunos do ensino fundamental II sobre a agua. Coletar informações sobre a utilização desta no seu dia-a-dia, as condições e o armazenamento da agua na região em que vivem e conhecer as medidas tomadas para evitar o desperdício. A pesquisa foi realizada na E.M.E.F. de Camará, localizada no município de Aroeiras-Pb. Através de um questionário realizado para captar informações relevantes sobre a percepção dos estudantes. 41 alunos participaram da pesquisa, sendo 14 do sétimo ano, 19 do oitavo ano e 8 do nono ano. Quanto ao sexo, 66% foram do feminino e 34% masculino. Quando questionados sobre o que a água representa 40% dos alunos falaram que a água é vida, 24% a água é tudo, 15% a água é saúde, 9% sustentabilidade, assim como bem precioso, além disso, para 3% a água é energia. 66% sabem sobre a origem da água que utiliza no seu dia a dia e 27% utiliza agua da torneira sem filtrar para consumo. A última questão relatou o que os alunos fazem para economizar a água em sua casa. 26% guarda agua da chuva, 23% reutiliza a água, 20% não demora muito no banho, 19% fecha a torneira e 12% lava carro e calçadas com baldes. Conclui-se com esse estudo que o combate ao desperdício pode ser incorporado na escola e daí transcender para outros locais onde esses cidadãos em formação atuam. A conscientização é a base para o exercício da cidadania, no qual o indivíduo entende que suas ações podem afetar os demais integrantes da sociedade. Consciência crítica e cidadania, por sua vez, estão intimamente ligadas à educação em todos os níveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_49_12_idinscrito_130_47faa6bcaa6c7033cdabbb177d9415a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SOARES NASCIMENTO MESQUITA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SOARES" "autor_email" => "gabrielasoares06@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9873 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 130 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A ÁGUA" "resumo" => "A água é um recurso natural indispensável à vida, porém tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas, além do aumento na densidade populacional, a agricultura, a indústria e o desmatamento. Na sociedade em que vivemos a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para existência humana e das demais espécies. É comum presenciarmos o desperdício, tanto no ambiente domiciliar quanto em instituições públicas, como é o caso da escola. Nesta perspectiva esse estudo teve como objetivo avaliar as percepções de alunos do ensino fundamental II sobre a agua. Coletar informações sobre a utilização desta no seu dia-a-dia, as condições e o armazenamento da agua na região em que vivem e conhecer as medidas tomadas para evitar o desperdício. A pesquisa foi realizada na E.M.E.F. de Camará, localizada no município de Aroeiras-Pb. Através de um questionário realizado para captar informações relevantes sobre a percepção dos estudantes. 41 alunos participaram da pesquisa, sendo 14 do sétimo ano, 19 do oitavo ano e 8 do nono ano. Quanto ao sexo, 66% foram do feminino e 34% masculino. Quando questionados sobre o que a água representa 40% dos alunos falaram que a água é vida, 24% a água é tudo, 15% a água é saúde, 9% sustentabilidade, assim como bem precioso, além disso, para 3% a água é energia. 66% sabem sobre a origem da água que utiliza no seu dia a dia e 27% utiliza agua da torneira sem filtrar para consumo. A última questão relatou o que os alunos fazem para economizar a água em sua casa. 26% guarda agua da chuva, 23% reutiliza a água, 20% não demora muito no banho, 19% fecha a torneira e 12% lava carro e calçadas com baldes. Conclui-se com esse estudo que o combate ao desperdício pode ser incorporado na escola e daí transcender para outros locais onde esses cidadãos em formação atuam. A conscientização é a base para o exercício da cidadania, no qual o indivíduo entende que suas ações podem afetar os demais integrantes da sociedade. Consciência crítica e cidadania, por sua vez, estão intimamente ligadas à educação em todos os níveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_49_12_idinscrito_130_47faa6bcaa6c7033cdabbb177d9415a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SOARES NASCIMENTO MESQUITA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SOARES" "autor_email" => "gabrielasoares06@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }