Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A ÁGUA

Palavra-chaves: ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) O PROFESSOR E A PESQUISA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9873
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 723
    "inscrito_id" => 130
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A ÁGUA"
    "resumo" => "A água é um recurso natural indispensável à vida, porém tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas, além do aumento na densidade populacional, a agricultura, a indústria e o desmatamento. Na sociedade em que vivemos a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para existência humana e das demais espécies. É comum presenciarmos o desperdício, tanto no ambiente domiciliar quanto em instituições públicas, como é o caso da escola. Nesta perspectiva esse estudo teve como objetivo avaliar as percepções de alunos do ensino fundamental II sobre a agua. Coletar informações sobre a utilização desta no seu dia-a-dia, as condições e o armazenamento da agua na região em que vivem e conhecer as medidas tomadas para evitar o desperdício. A pesquisa foi realizada na E.M.E.F. de Camará, localizada no município de Aroeiras-Pb. Através de um questionário realizado para captar informações relevantes sobre a percepção dos estudantes. 41 alunos participaram da pesquisa, sendo 14 do sétimo ano, 19 do oitavo ano e 8 do nono ano. Quanto ao sexo, 66% foram do feminino e 34% masculino. Quando questionados sobre o que a água representa 40% dos alunos falaram que a água é vida, 24% a água é tudo, 15% a água é saúde, 9% sustentabilidade, assim como bem precioso, além disso, para 3% a água é energia. 66% sabem sobre a origem da água que utiliza no seu dia a dia e 27% utiliza agua da torneira sem filtrar para consumo. A última questão relatou o que os alunos fazem para economizar a água em sua casa. 26% guarda agua da chuva, 23% reutiliza a água, 20% não demora muito no banho, 19% fecha a torneira e 12% lava carro e calçadas com baldes. Conclui-se com esse estudo que o combate ao desperdício pode ser incorporado na escola e daí transcender para outros locais onde esses cidadãos em formação atuam. A conscientização é a base para o exercício da cidadania, no qual o indivíduo entende que suas ações podem afetar os demais integrantes da sociedade. Consciência crítica e cidadania, por sua vez, estão intimamente ligadas à educação em todos os níveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_49_12_idinscrito_130_47faa6bcaa6c7033cdabbb177d9415a7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SOARES NASCIMENTO MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA SOARES"
    "autor_email" => "gabrielasoares06@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9873
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 723
    "inscrito_id" => 130
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A ÁGUA"
    "resumo" => "A água é um recurso natural indispensável à vida, porém tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas, além do aumento na densidade populacional, a agricultura, a indústria e o desmatamento. Na sociedade em que vivemos a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para existência humana e das demais espécies. É comum presenciarmos o desperdício, tanto no ambiente domiciliar quanto em instituições públicas, como é o caso da escola. Nesta perspectiva esse estudo teve como objetivo avaliar as percepções de alunos do ensino fundamental II sobre a agua. Coletar informações sobre a utilização desta no seu dia-a-dia, as condições e o armazenamento da agua na região em que vivem e conhecer as medidas tomadas para evitar o desperdício. A pesquisa foi realizada na E.M.E.F. de Camará, localizada no município de Aroeiras-Pb. Através de um questionário realizado para captar informações relevantes sobre a percepção dos estudantes. 41 alunos participaram da pesquisa, sendo 14 do sétimo ano, 19 do oitavo ano e 8 do nono ano. Quanto ao sexo, 66% foram do feminino e 34% masculino. Quando questionados sobre o que a água representa 40% dos alunos falaram que a água é vida, 24% a água é tudo, 15% a água é saúde, 9% sustentabilidade, assim como bem precioso, além disso, para 3% a água é energia. 66% sabem sobre a origem da água que utiliza no seu dia a dia e 27% utiliza agua da torneira sem filtrar para consumo. A última questão relatou o que os alunos fazem para economizar a água em sua casa. 26% guarda agua da chuva, 23% reutiliza a água, 20% não demora muito no banho, 19% fecha a torneira e 12% lava carro e calçadas com baldes. Conclui-se com esse estudo que o combate ao desperdício pode ser incorporado na escola e daí transcender para outros locais onde esses cidadãos em formação atuam. A conscientização é a base para o exercício da cidadania, no qual o indivíduo entende que suas ações podem afetar os demais integrantes da sociedade. Consciência crítica e cidadania, por sua vez, estão intimamente ligadas à educação em todos os níveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_49_12_idinscrito_130_47faa6bcaa6c7033cdabbb177d9415a7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SOARES NASCIMENTO MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA SOARES"
    "autor_email" => "gabrielasoares06@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A água é um recurso natural indispensável à vida, porém tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas, além do aumento na densidade populacional, a agricultura, a indústria e o desmatamento. Na sociedade em que vivemos a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para existência humana e das demais espécies. É comum presenciarmos o desperdício, tanto no ambiente domiciliar quanto em instituições públicas, como é o caso da escola. Nesta perspectiva esse estudo teve como objetivo avaliar as percepções de alunos do ensino fundamental II sobre a agua. Coletar informações sobre a utilização desta no seu dia-a-dia, as condições e o armazenamento da agua na região em que vivem e conhecer as medidas tomadas para evitar o desperdício. A pesquisa foi realizada na E.M.E.F. de Camará, localizada no município de Aroeiras-Pb. Através de um questionário realizado para captar informações relevantes sobre a percepção dos estudantes. 41 alunos participaram da pesquisa, sendo 14 do sétimo ano, 19 do oitavo ano e 8 do nono ano. Quanto ao sexo, 66% foram do feminino e 34% masculino. Quando questionados sobre o que a água representa 40% dos alunos falaram que a água é vida, 24% a água é tudo, 15% a água é saúde, 9% sustentabilidade, assim como bem precioso, além disso, para 3% a água é energia. 66% sabem sobre a origem da água que utiliza no seu dia a dia e 27% utiliza agua da torneira sem filtrar para consumo. A última questão relatou o que os alunos fazem para economizar a água em sua casa. 26% guarda agua da chuva, 23% reutiliza a água, 20% não demora muito no banho, 19% fecha a torneira e 12% lava carro e calçadas com baldes. Conclui-se com esse estudo que o combate ao desperdício pode ser incorporado na escola e daí transcender para outros locais onde esses cidadãos em formação atuam. A conscientização é a base para o exercício da cidadania, no qual o indivíduo entende que suas ações podem afetar os demais integrantes da sociedade. Consciência crítica e cidadania, por sua vez, estão intimamente ligadas à educação em todos os níveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.