A água é um recurso natural indispensável à vida, porém tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas, além do aumento na densidade populacional, a agricultura, a indústria e o desmatamento. Na sociedade em que vivemos a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para existência humana e das demais espécies. É comum presenciarmos o desperdício, tanto no ambiente domiciliar quanto em instituições públicas, como é o caso da escola. Nesta perspectiva esse estudo teve como objetivo avaliar as percepções de alunos do ensino fundamental II sobre a agua. Coletar informações sobre a utilização desta no seu dia-a-dia, as condições e o armazenamento da agua na região em que vivem e conhecer as medidas tomadas para evitar o desperdício. A pesquisa foi realizada na E.M.E.F. de Camará, localizada no município de Aroeiras-Pb. Através de um questionário realizado para captar informações relevantes sobre a percepção dos estudantes. 41 alunos participaram da pesquisa, sendo 14 do sétimo ano, 19 do oitavo ano e 8 do nono ano. Quanto ao sexo, 66% foram do feminino e 34% masculino. Quando questionados sobre o que a água representa 40% dos alunos falaram que a água é vida, 24% a água é tudo, 15% a água é saúde, 9% sustentabilidade, assim como bem precioso, além disso, para 3% a água é energia. 66% sabem sobre a origem da água que utiliza no seu dia a dia e 27% utiliza agua da torneira sem filtrar para consumo. A última questão relatou o que os alunos fazem para economizar a água em sua casa. 26% guarda agua da chuva, 23% reutiliza a água, 20% não demora muito no banho, 19% fecha a torneira e 12% lava carro e calçadas com baldes. Conclui-se com esse estudo que o combate ao desperdício pode ser incorporado na escola e daí transcender para outros locais onde esses cidadãos em formação atuam. A conscientização é a base para o exercício da cidadania, no qual o indivíduo entende que suas ações podem afetar os demais integrantes da sociedade. Consciência crítica e cidadania, por sua vez, estão intimamente ligadas à educação em todos os níveis.