PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9995 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA" "resumo" => "INTRODUÇÃO Os Recursos Educacionais Abertos (REA) permitem o reuso e apropriação do recurso por diferentes usuários e para diferentes atividades. Isto se tornou possível com o avanço da informática nas últimas décadas que proporcionou enriquecer os processos de aprendizagem, ampliar os espaços da sala de aula e a comunicação coletiva, permitindo então a inserção desse recurso como forma de aprimoramento do ensino. Em 2013 grande parte das escolas públicas do estado da Paraíba receberam tablets para serem cedidos aos professores e aos alunos como forma de aprimorar o ensino nas instituições públicas favorecendo então a utilização desses recursos por todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem destas instituições. OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo propor a utilização de REAs como uma alternativa para as escolas públicas brasileiras. METODOLOGIA O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se que encontrar, criar e publicar recursos educacionais abertos permitir uma melhor qualificação dos profissionais que os utilizam ocasionado pela efetiva interação entre as pessoas; como também que a oferta de material didático digital no ambiente escolar é sempre realizada por arquivos “pronto para o consumo” ficando a criatividade e a capacidade de adaptação a necessidades locais, ou a simples correção de problemas, vedada. Além disso, foi constatado que a utilização de REAs no ambiente escolar já é considerada uma excelente prática que o edital de convocação para Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014 já contempla a compra de “conteúdos multimídia” em formato digital que complementem os materiais impressos, utilizando a terminologia “objeto educacional”. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de REA no ambiente escolar mas, é notório que seu uso é eficaz e eficiente; pois, o professor terá um incentivo maior para melhorar suas aulas, adaptar conteúdos e vai poder produzir e divulgar conteúdos para seus colegas permitindo então a criação de uma Inteligência Coletiva. Além disso, os alunos terão conteúdos mais interessantes e eficientes. Por fim, o poder público vai economizar nos gastos com a compra de livros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIA COLETIVA, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, REUSO DE MATERIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_25_10_2014_17_22_03_idinscrito_481_27f2132e54023af24cddfa69d20809c8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE VILAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LILIANE VILAR" "autor_email" => "lilianevilarcarvalho@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9995 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA" "resumo" => "INTRODUÇÃO Os Recursos Educacionais Abertos (REA) permitem o reuso e apropriação do recurso por diferentes usuários e para diferentes atividades. Isto se tornou possível com o avanço da informática nas últimas décadas que proporcionou enriquecer os processos de aprendizagem, ampliar os espaços da sala de aula e a comunicação coletiva, permitindo então a inserção desse recurso como forma de aprimoramento do ensino. Em 2013 grande parte das escolas públicas do estado da Paraíba receberam tablets para serem cedidos aos professores e aos alunos como forma de aprimorar o ensino nas instituições públicas favorecendo então a utilização desses recursos por todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem destas instituições. OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo propor a utilização de REAs como uma alternativa para as escolas públicas brasileiras. METODOLOGIA O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se que encontrar, criar e publicar recursos educacionais abertos permitir uma melhor qualificação dos profissionais que os utilizam ocasionado pela efetiva interação entre as pessoas; como também que a oferta de material didático digital no ambiente escolar é sempre realizada por arquivos “pronto para o consumo” ficando a criatividade e a capacidade de adaptação a necessidades locais, ou a simples correção de problemas, vedada. Além disso, foi constatado que a utilização de REAs no ambiente escolar já é considerada uma excelente prática que o edital de convocação para Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014 já contempla a compra de “conteúdos multimídia” em formato digital que complementem os materiais impressos, utilizando a terminologia “objeto educacional”. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de REA no ambiente escolar mas, é notório que seu uso é eficaz e eficiente; pois, o professor terá um incentivo maior para melhorar suas aulas, adaptar conteúdos e vai poder produzir e divulgar conteúdos para seus colegas permitindo então a criação de uma Inteligência Coletiva. Além disso, os alunos terão conteúdos mais interessantes e eficientes. Por fim, o poder público vai economizar nos gastos com a compra de livros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIA COLETIVA, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, REUSO DE MATERIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_25_10_2014_17_22_03_idinscrito_481_27f2132e54023af24cddfa69d20809c8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE VILAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LILIANE VILAR" "autor_email" => "lilianevilarcarvalho@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }