Este trabalho trata sobre a trajetória percorrida pela Política de Educação Permanente em Saúde na perspectiva de apresentar sua importância para a criação e condução das ações de formação, fortalecimento do processo ensino-serviço, pesquisa e extensão de forma regionalizada e descentralizada, potencializando a Educação Permanente em Saúde no âmbito do SUS RN. No estado do Rio Grande do Norte, esse processo teve a condução da Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde (SGES), pertencente à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), setor responsável pela Rede de Educação Permanente em Saúde (EPS) no estado. A referida subcoordenadoria tem o intuito de conduzir e potencializar a EPS com definição das diretrizes, estratégias e ações, a fim de qualificar os profissionais e os processos de trabalho no SUS RN. Tal premissa busca desenvolver de forma expressiva suas atividades formativas de maneira planejada e articulada dentro de toda a rede estadual de saúde, somando com as expectativas e planejamento estratégico da gestão. Com base conceitual na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, objetiva-se neste estudo, apresentar sua importância para o direcionamento da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde como projeto estratégico da gestão numa perspectiva de regionalização e descentralização das ações. Como objetivo específico, o estudo apresentará a trajetória percorrida, considerando a representação colegiada e regionalizada que subsidiaram a construção da referida política. Os procedimentos metodológicos empregados neste estudo retratam um estudo documental, com a perspectiva qualitativa que remetem aos resultados das oficinas regionais realizadas no processo estruturante e que se configuraram na elaboração legal da política, bem como na reestruturação de processos de trabalho dos espaços de gestão da educação na saúde no âmbito estadual.