Na matemática, o conceito de infinito muitas vezes gera paradoxos, pois contradiz a nossa noção comum de limites e finitude. Neste trabalho, apresentaremos atividades com o objetivo de explorar o conceito de infinito de forma pedagógica para alunos do ensino fundamental e médio, a fim de despertar seu interesse e promover uma compreensão crítica sobre o tema. Iniciamos com atividades que desafiam os alunos a refletir sobre o infinito. Uma delas é a divisão por zero. Embora não seja possível dividir um número por zero, nesta atividade incentivamos o aluno a realizar a divisão de um número por valores cada vez menores, aproximando-se de zero, e observar como o resultado da divisão se torna cada vez maior. Assim, buscamos compreender o infinito como uma quantidade imensamente grande que surge da divisão por um número extremamente próximo de zero. É importante, em seguida, distinguir entre uma quantidade muito grande e o conceito de infinito. Para isso, exploramos problemas como contar a quantidade de grãos de areia em uma praia ou o número de gotas de água no oceano. Apesar de serem quantidades enormes, ainda são finitas, e mostraremos aos alunos essa distinção. Por fim, abordaremos a ideia de diferentes tipos de infinito, como os infinitos numeráveis e não numeráveis. Utilizaremos subconjuntos dos números naturais e a reta numérica para exemplificar essa diferença. Essa abordagem visa expandir o entendimento dos alunos sobre o infinito e como ele pode ser categorizado em diferentes conjuntos. Ao utilizar essas atividades, espera-se que os alunos desenvolvam uma visão mais aprofundada do conceito de infinito, superem paradoxos iniciais e desenvolvam um pensamento crítico sobre esse tema tão complexo da matemática.