DUARTE, Katia Macedo. A formação de professor na perspectiva da educação inclusiva. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100371>. Acesso em: 23/12/2024 04:14
Este resumo pretende discutir um dos principais temas que vem sendo estudado na área da educação, a formação do professor numa perspectiva inclusiva. Para tanto, partimos dos estudos realizados na Disciplina Introdução a Educação Especial II do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN no período de 2021.1. De forma geral, pensar a escola numa perspectiva inclusiva é pensar uma escola para todos, sem discriminação, onde é enfatizada as potencialidades do sujeito e não sua deficiência. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é refletir a importância da formação do professor para o processo de desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Partindo dessa compreensão de que a inclusão representa uma ruptura nos costumes, crenças, atitudes de uma sociedade e ao pensar uma escola que atenda a diversidade de alunos, optou-se pela seguinte questão de pesquisa: Como a formação do professor pode favorecer a aprendizagem do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE)? Assim, a formação inicial e continuada dos professores é um trabalho de reflexão sobre suas práticas e saberes, em permanente construção e reconstrução, o que justifica a importância da temática pesquisada.