Esta pesquisa investiga os efeitos das extensões universitárias PROBEX, oferecidas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na formação de professores de Língua Portuguesa (LP), utilizando a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) de Bakhtin e o Círculo como base teórica. Através de entrevistas com ex-alunos da extensão que trabalharam com a abordagem dialógica, busca-se compreender os efeitos dessa experiência na formação desses docentes. A extensão universitária é uma prática que promove a interação entre a universidade e a sociedade, criando um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos. No contexto das extensões de LP, o objetivo é formar professores utilizando a TDL, enfatizando a interação discursiva e o contato com diferentes gêneros para a construção de significados. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas com ex-alunos da extensão que vivenciaram a aplicação da TDL em suas atividades. A partir desses relatos, serão identificados os efeitos da extensão na formação desses professores, explorando como a abordagem dialógica contribuiu para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em sua práxis docente. Os resultados preliminares indicam que a extensão fundamentada na TDL possibilitou uma formação reflexiva dos participantes, ajudando-os a compreender a importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Os entrevistados ressaltaram a relevância da abordagem dialógica para promover uma educação participativa e democrática, facilitando a interação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, os resultados apontam para aprimoramentos na formação de professores e no planejamento de programas de extensão na área de LP, visando a uma educação mais crítica, reflexiva e dialógica, que valorize o diálogo e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, a fim de fortalecer a abordagem dialógica e seu potencial transformador no contexto educacional.