Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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LITERATURA POPULAR: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIA LEITORA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade

Resumo

O presente trabalho destina-se a analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa alguns procedimentos metodológicos: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. O trabalho proposto se deu em três etapas. A primeira etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A segunda etapa composta por aplicação prática (leitura deleite). E a terceira etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Tertuliano José da Silva, no Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Nessas aulas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades com a literatura de cordel, tomada como uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, à diversidade cultural e a identidade. Desta forma, nosso estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel ao lado da literatura infantil. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis e fascinantes, enfatizando aspectos relativos à vida cotidiana e aos acontecimentos que fazem parte da sociedade. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário,em um mundo repleto de personagens,ritmos,temas,imagens,rimas entre outros.Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho,entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes.É, portanto, uma maneira de se fazer pesquisa em situações em que também se é uma pessoa da prática desejando aperfeiçoá-la.Logo,o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula,refletindo sobre sua importância e contribuição para formação de leitores através das leituras compartilhadas.PALAVRAS-CHAVE:Literatura de cordel.Aprendizagem.Competência Leitora.

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