Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LITERATURA POPULAR: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIA LEITORA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9833
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "LITERATURA POPULAR: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho destina-se a analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa alguns procedimentos metodológicos: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. O trabalho proposto se deu em três etapas. A primeira etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A segunda etapa composta por aplicação prática (leitura deleite). E a terceira etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Tertuliano José da Silva, no Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Nessas aulas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades com a literatura de cordel, tomada como uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, à diversidade cultural e a identidade. Desta forma, nosso estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel ao lado da literatura infantil. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis e fascinantes, enfatizando aspectos relativos à vida cotidiana e aos acontecimentos que fazem parte da sociedade. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário,em um mundo repleto de personagens,ritmos,temas,imagens,rimas entre outros.Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho,entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes.É, portanto, uma maneira de se fazer pesquisa em situações em que também se é uma pessoa da prática desejando aperfeiçoá-la.Logo,o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula,refletindo sobre sua importância e contribuição para formação de leitores através das leituras compartilhadas.PALAVRAS-CHAVE:Literatura de cordel.Aprendizagem.Competência Leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIA LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_20_54_30_idinscrito_660_016a5333012525291ffdea51c4bf4b13.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE"
    "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9833
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "LITERATURA POPULAR: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho destina-se a analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa alguns procedimentos metodológicos: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. O trabalho proposto se deu em três etapas. A primeira etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A segunda etapa composta por aplicação prática (leitura deleite). E a terceira etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Tertuliano José da Silva, no Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Nessas aulas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades com a literatura de cordel, tomada como uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, à diversidade cultural e a identidade. Desta forma, nosso estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel ao lado da literatura infantil. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis e fascinantes, enfatizando aspectos relativos à vida cotidiana e aos acontecimentos que fazem parte da sociedade. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário,em um mundo repleto de personagens,ritmos,temas,imagens,rimas entre outros.Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho,entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes.É, portanto, uma maneira de se fazer pesquisa em situações em que também se é uma pessoa da prática desejando aperfeiçoá-la.Logo,o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula,refletindo sobre sua importância e contribuição para formação de leitores através das leituras compartilhadas.PALAVRAS-CHAVE:Literatura de cordel.Aprendizagem.Competência Leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIA LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_20_54_30_idinscrito_660_016a5333012525291ffdea51c4bf4b13.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE"
    "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho destina-se a analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa alguns procedimentos metodológicos: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. O trabalho proposto se deu em três etapas. A primeira etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A segunda etapa composta por aplicação prática (leitura deleite). E a terceira etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Tertuliano José da Silva, no Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Nessas aulas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades com a literatura de cordel, tomada como uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, à diversidade cultural e a identidade. Desta forma, nosso estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel ao lado da literatura infantil. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis e fascinantes, enfatizando aspectos relativos à vida cotidiana e aos acontecimentos que fazem parte da sociedade. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário,em um mundo repleto de personagens,ritmos,temas,imagens,rimas entre outros.Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho,entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes.É, portanto, uma maneira de se fazer pesquisa em situações em que também se é uma pessoa da prática desejando aperfeiçoá-la.Logo,o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula,refletindo sobre sua importância e contribuição para formação de leitores através das leituras compartilhadas.PALAVRAS-CHAVE:Literatura de cordel.Aprendizagem.Competência Leitora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.