LITERATURA POPULAR: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9833 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 339 "inscrito_id" => 660 "titulo" => "LITERATURA POPULAR: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho destina-se a analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa alguns procedimentos metodológicos: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. O trabalho proposto se deu em três etapas. A primeira etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A segunda etapa composta por aplicação prática (leitura deleite). E a terceira etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Tertuliano José da Silva, no Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Nessas aulas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades com a literatura de cordel, tomada como uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, à diversidade cultural e a identidade. Desta forma, nosso estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel ao lado da literatura infantil. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis e fascinantes, enfatizando aspectos relativos à vida cotidiana e aos acontecimentos que fazem parte da sociedade. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário,em um mundo repleto de personagens,ritmos,temas,imagens,rimas entre outros.Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho,entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes.É, portanto, uma maneira de se fazer pesquisa em situações em que também se é uma pessoa da prática desejando aperfeiçoá-la.Logo,o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula,refletindo sobre sua importância e contribuição para formação de leitores através das leituras compartilhadas.PALAVRAS-CHAVE:Literatura de cordel.Aprendizagem.Competência Leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIA LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_20_54_30_idinscrito_660_016a5333012525291ffdea51c4bf4b13.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9833 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 339 "inscrito_id" => 660 "titulo" => "LITERATURA POPULAR: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho destina-se a analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa alguns procedimentos metodológicos: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. O trabalho proposto se deu em três etapas. A primeira etapa composta por sondagem do horizonte de expectativas dos alunos. A segunda etapa composta por aplicação prática (leitura deleite). E a terceira etapa composta por conhecendo à literatura de cordel junto aos professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Tertuliano José da Silva, no Sítio Retiro-Lagoa Seca/PB. Nessas aulas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades com a literatura de cordel, tomada como uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, à diversidade cultural e a identidade. Desta forma, nosso estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Helder Pinheiro (2010); a fim de dialogar um lugar privilegiado para o cordel ao lado da literatura infantil. Com Patrícia Aragão (2007); atentamos para o cordel como um dos campos de estudos literários mais férteis e fascinantes, enfatizando aspectos relativos à vida cotidiana e aos acontecimentos que fazem parte da sociedade. Ademais, estudar Galvão (2010), nos proporcionou um mergulho literário,em um mundo repleto de personagens,ritmos,temas,imagens,rimas entre outros.Desta forma, a pesquisa-ção foi essencial para a elaboração deste trabalho,entendendo que esta metodologia caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e participantes.É, portanto, uma maneira de se fazer pesquisa em situações em que também se é uma pessoa da prática desejando aperfeiçoá-la.Logo,o nosso trabalho analisa o uso do cordel em sala de aula,refletindo sobre sua importância e contribuição para formação de leitores através das leituras compartilhadas.PALAVRAS-CHAVE:Literatura de cordel.Aprendizagem.Competência Leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIA LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_20_54_30_idinscrito_660_016a5333012525291ffdea51c4bf4b13.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE GERTRUDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "lenegertrudes@yahoo.com.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }