Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JOGANDO COM A HISTÓRIA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGOS Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9926
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 678
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "JOGANDO COM  A HISTÓRIA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA"
    "resumo" => "O artigo a seguir busca, através da relação do jogo didático com o ensino de história, discutir a ligação de alunos e alunas com o ensino da disciplina, seus silêncios e distanciamentos nas aulas e o relato da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/Islamismo”. A posição de alguns professores (as) de história, diante do desinteresse de seus alunos é em alguns momentos de desanimo, pois, ao enxergarem que a história não “afeta” a vida destes, muitas vezes se veem sem alternativas para contornar tal problemática. Sendo assim, se observa que já há algum tempo o jogo didático vem sendo utilizado nas aulas de história como recurso didático pedagógico que desperte o interesse dos alunos pela disciplina. Por trazer em geral, um formato lúdico e ter a capacidade de construir laços de interação social entre os alunos e seus pares, ele aparece hoje também, como um fator relevante na aproximação da história com as experiências e vivências do alunado. O “Jogar” com história, também permite que os alunos explorem de forma mais prazerosa as possibilidades de trocas de saberes e da interdisciplinaridade, que neste relato, se dá entre as disciplinas de história e geografia. Por este viés, e sob orientação teórica e metodológica de professores e especialistas no tema jogo didático e ensino de história, narraremos como seu deu a experiência da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/ Islamismo” realizado sob intervenção do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_08_25_idinscrito_572_d1b394f82fda199406a9efa8cf7345fe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA SALVINO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessicasalvinom@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9926
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 678
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "JOGANDO COM  A HISTÓRIA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA"
    "resumo" => "O artigo a seguir busca, através da relação do jogo didático com o ensino de história, discutir a ligação de alunos e alunas com o ensino da disciplina, seus silêncios e distanciamentos nas aulas e o relato da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/Islamismo”. A posição de alguns professores (as) de história, diante do desinteresse de seus alunos é em alguns momentos de desanimo, pois, ao enxergarem que a história não “afeta” a vida destes, muitas vezes se veem sem alternativas para contornar tal problemática. Sendo assim, se observa que já há algum tempo o jogo didático vem sendo utilizado nas aulas de história como recurso didático pedagógico que desperte o interesse dos alunos pela disciplina. Por trazer em geral, um formato lúdico e ter a capacidade de construir laços de interação social entre os alunos e seus pares, ele aparece hoje também, como um fator relevante na aproximação da história com as experiências e vivências do alunado. O “Jogar” com história, também permite que os alunos explorem de forma mais prazerosa as possibilidades de trocas de saberes e da interdisciplinaridade, que neste relato, se dá entre as disciplinas de história e geografia. Por este viés, e sob orientação teórica e metodológica de professores e especialistas no tema jogo didático e ensino de história, narraremos como seu deu a experiência da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/ Islamismo” realizado sob intervenção do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_08_25_idinscrito_572_d1b394f82fda199406a9efa8cf7345fe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA SALVINO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessicasalvinom@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O artigo a seguir busca, através da relação do jogo didático com o ensino de história, discutir a ligação de alunos e alunas com o ensino da disciplina, seus silêncios e distanciamentos nas aulas e o relato da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/Islamismo”. A posição de alguns professores (as) de história, diante do desinteresse de seus alunos é em alguns momentos de desanimo, pois, ao enxergarem que a história não “afeta” a vida destes, muitas vezes se veem sem alternativas para contornar tal problemática. Sendo assim, se observa que já há algum tempo o jogo didático vem sendo utilizado nas aulas de história como recurso didático pedagógico que desperte o interesse dos alunos pela disciplina. Por trazer em geral, um formato lúdico e ter a capacidade de construir laços de interação social entre os alunos e seus pares, ele aparece hoje também, como um fator relevante na aproximação da história com as experiências e vivências do alunado. O “Jogar” com história, também permite que os alunos explorem de forma mais prazerosa as possibilidades de trocas de saberes e da interdisciplinaridade, que neste relato, se dá entre as disciplinas de história e geografia. Por este viés, e sob orientação teórica e metodológica de professores e especialistas no tema jogo didático e ensino de história, narraremos como seu deu a experiência da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/ Islamismo” realizado sob intervenção do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.