JOGANDO COM A HISTÓRIA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9926 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "JOGANDO COM A HISTÓRIA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA" "resumo" => "O artigo a seguir busca, através da relação do jogo didático com o ensino de história, discutir a ligação de alunos e alunas com o ensino da disciplina, seus silêncios e distanciamentos nas aulas e o relato da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/Islamismo”. A posição de alguns professores (as) de história, diante do desinteresse de seus alunos é em alguns momentos de desanimo, pois, ao enxergarem que a história não “afeta” a vida destes, muitas vezes se veem sem alternativas para contornar tal problemática. Sendo assim, se observa que já há algum tempo o jogo didático vem sendo utilizado nas aulas de história como recurso didático pedagógico que desperte o interesse dos alunos pela disciplina. Por trazer em geral, um formato lúdico e ter a capacidade de construir laços de interação social entre os alunos e seus pares, ele aparece hoje também, como um fator relevante na aproximação da história com as experiências e vivências do alunado. O “Jogar” com história, também permite que os alunos explorem de forma mais prazerosa as possibilidades de trocas de saberes e da interdisciplinaridade, que neste relato, se dá entre as disciplinas de história e geografia. Por este viés, e sob orientação teórica e metodológica de professores e especialistas no tema jogo didático e ensino de história, narraremos como seu deu a experiência da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/ Islamismo” realizado sob intervenção do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_08_25_idinscrito_572_d1b394f82fda199406a9efa8cf7345fe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA SALVINO MENDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessicasalvinom@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9926 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "JOGANDO COM A HISTÓRIA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA" "resumo" => "O artigo a seguir busca, através da relação do jogo didático com o ensino de história, discutir a ligação de alunos e alunas com o ensino da disciplina, seus silêncios e distanciamentos nas aulas e o relato da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/Islamismo”. A posição de alguns professores (as) de história, diante do desinteresse de seus alunos é em alguns momentos de desanimo, pois, ao enxergarem que a história não “afeta” a vida destes, muitas vezes se veem sem alternativas para contornar tal problemática. Sendo assim, se observa que já há algum tempo o jogo didático vem sendo utilizado nas aulas de história como recurso didático pedagógico que desperte o interesse dos alunos pela disciplina. Por trazer em geral, um formato lúdico e ter a capacidade de construir laços de interação social entre os alunos e seus pares, ele aparece hoje também, como um fator relevante na aproximação da história com as experiências e vivências do alunado. O “Jogar” com história, também permite que os alunos explorem de forma mais prazerosa as possibilidades de trocas de saberes e da interdisciplinaridade, que neste relato, se dá entre as disciplinas de história e geografia. Por este viés, e sob orientação teórica e metodológica de professores e especialistas no tema jogo didático e ensino de história, narraremos como seu deu a experiência da aplicação do jogo de tabuleiro “Indícios da história/ Islamismo” realizado sob intervenção do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_08_25_idinscrito_572_d1b394f82fda199406a9efa8cf7345fe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA SALVINO MENDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessicasalvinom@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }