EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95998 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1767 "inscrito_id" => 9285 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo ela imprescindível para o desenvolvimento da criança até os 5 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e cognitivos. Nessa etapa as crianças iniciam suas experiências com o mundo externo, para além das relações estabelecidas no âmbito familiar, sendo estimuladas a ampliarem suas relações com outras crianças e com adultos, desenvolvendo habilidades imprescindíveis para a sua formação humana, além de se expressarem de diversas formas utilizando as mais variadas linguagens. Ademais, o estágio supervisionado se constitui como uma oportunidade de aproximação e diálogo com o campo profissional, visto que proporciona análises reflexivas, adaptações e percepções que contribuem tanto para a formação profissional quanto para a formação pessoal. Nesse sentido, o objetivo deste estudo centra-se em investigar como se constrói a importância da educação infantil para o desenvolvimento das crianças em seus diversos aspectos, a partir da perspectiva do estágio supervisionado. Para isso, a metodologia utilizada, baseia-se em observação participante, na qual o pesquisar se torna integrante da situação pesquisada; análise de documentos curriculares oficiais e pesquisa bibliográfica. Ademais, para fundamentar as reflexões apresentadas ao longo deste trabalho, lança-se mão das contribuições de teóricos da área. Nesse viés, considera-se a grande relevância do estágio supervisionado para a formação profissional o qual oportuniza aprender no futuro âmbito de atuação, assim como a importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "Criança, Educação Infantil, Estágio" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659589e09f4c8_03012024132256.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-03 13:22:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiasilva.20200001186@" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95998 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1767 "inscrito_id" => 9285 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo ela imprescindível para o desenvolvimento da criança até os 5 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e cognitivos. Nessa etapa as crianças iniciam suas experiências com o mundo externo, para além das relações estabelecidas no âmbito familiar, sendo estimuladas a ampliarem suas relações com outras crianças e com adultos, desenvolvendo habilidades imprescindíveis para a sua formação humana, além de se expressarem de diversas formas utilizando as mais variadas linguagens. Ademais, o estágio supervisionado se constitui como uma oportunidade de aproximação e diálogo com o campo profissional, visto que proporciona análises reflexivas, adaptações e percepções que contribuem tanto para a formação profissional quanto para a formação pessoal. Nesse sentido, o objetivo deste estudo centra-se em investigar como se constrói a importância da educação infantil para o desenvolvimento das crianças em seus diversos aspectos, a partir da perspectiva do estágio supervisionado. Para isso, a metodologia utilizada, baseia-se em observação participante, na qual o pesquisar se torna integrante da situação pesquisada; análise de documentos curriculares oficiais e pesquisa bibliográfica. Ademais, para fundamentar as reflexões apresentadas ao longo deste trabalho, lança-se mão das contribuições de teóricos da área. Nesse viés, considera-se a grande relevância do estágio supervisionado para a formação profissional o qual oportuniza aprender no futuro âmbito de atuação, assim como a importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "Criança, Educação Infantil, Estágio" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659589e09f4c8_03012024132256.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-03 13:22:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiasilva.20200001186@" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }