A Alfabetização Científica contribui para o desenvolvimento de vários aspectos sociais, educacionais e psicológicos dos estudantes e da população em geral. Associado a isso, vislumbra-se que a música pode ser usada como um recurso didático-pedagógico eficiente tanto para se trabalhar os componentes curriculares obrigatórios, quanto para a inserção de temáticas diversas, contextualizadas e atuais nas aulas. Com esse intuito, o presente estudo teve o objetivo de refletir sobre a inserção da paródia, como recurso didático, para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030, e promoção da Alfabetização Científica em adolescentes privados de liberdade. A pesquisa qualitativa e descritiva contou com a participação de cinco adolescentes em situação de privação de liberdade de um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM. Foram produzidas três paródias abordando diferentes vertentes do tema proposto e verificado que as participantes demonstraram apresentar os indicadores de Alfabetização Científica: seriação das informações, organização das informações, classificação das informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, justificativa e explicação. Além disso, foi possível verificar o envolvimento e interesse das participantes na realização da atividade, bem como autonomia, participação ativa, interação e construção de conhecimento. Com isso, denota-se que a proposta de atividade realizada apresenta potencial para ser inserida no ensino de adolescentes em situação de privação de liberdade e pode contribuir significativamente com o processo de ressocialização desse público.