Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO METODOLOGIA ATIVA EM AULAS DE MICROBIOLOGIA PARA ANÁLISES MORFOLOGICA DE CÉLULAS PARA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A importância da utilização de metodologias ativas se dá de várias formas, dentre elas podemos citar a promoção de habilidades e pensamento crítico, que além de facilitar a visualização e a aprendizagem do objeto estudado, a maquete traz também uma facilidade a utilização de meios como recurso durante esse processo através do manuseio pelo aluno. Dessa forma, o estudo das células faz parte da grade curricular no ensino de biologia, quando trabalhado com este assunto em sala de aula, é perceptível à dificuldade encontrada pelos alunos em dimensionar o que são células, sua complexidade interior, diversidade de formas, funções, havendo certa tendência em simplificá-las como “bolinhas” ou “casulos”. Sabe-se que a maioria das escolas da rede pública e estadual possui uma grande carência de recursos tais como laboratórios e outros equipamentos essenciais para melhor visualização e compreensão do estudo e para melhor visualizar a morfologia da célula vegetal. A utilização dos modelos didáticos é uma ferramenta de ensino que permite que o professor transmita seus conhecimentos de uma forma prática, simples e menos complexa, para o entendimento dos alunos. Por sua vez, os modelos didáticos são representações confeccionadas a partir de material concreto de estruturas ou descrição de partes de processos biológicos (JUSTINA & FERLA, 2006). Portanto acredita-se que um dos objetivos esperado é a melhora do aprendizado na disciplina de Biologia, proporcionando ao professor e aos alunos uma fixação não somente memorizada de forma momentânea, mas sim, com um melhor entendimento sobre o assunto, e consequentemente um maior rendimento escolar tanto nas avaliações da própria escola como nos exames externos, foi atingido, pois apesar das muitas respostas controversas, os alunos se esforçaram e se engajaram durante toda a dinâmica, afim de aprenderem mais sobre o assunto proposto.

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