O avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs), em particular, da internet, tem proporcionado aos educadores novos recursos que auxiliam na melhor compreensão dos assuntos trabalhados em sala de aula. Nesse contexto, os memes, que são imagens, vídeos ou frases com conteúdo humorístico ou satírico amplamente compartilhados na internet, se apresentam como um recurso didático interessante no ensino de química. A atual pesquisa teve o intuito de investigar o impacto dos memes no processo de ensino-aprendizagem, bem como sua capacidade de engajar os alunos e promover uma aprendizagem mais significativa. É relevante abordar, que incluiu a necessidade de revisões literárias sobre o uso de memes como estratégia pedagógica, além da aplicação de questionários aos alunos do ensino médio e aos professores de química. Nesse sentido, revelaram que tanto os alunos quanto os professores demonstraram uma percepção positiva em relação ao uso memes como recurso facilitador. Outro fator importante é que os alunos destacaram que os memes ajudaram a tornar as aulas mais interessantes e facilitaram a compreensão dos conceitos químicos, enquanto os professores enfatizaram que os memes estimularam a participação dos alunos e promoveram um ambiente mais descontraído em sala de aula. No entanto, também foram identificadas algumas preocupações, como a necessidade de selecionar memes adequados e garantir que eles estejam alinhados aos objetivos pedagógicos. Torna-se evidente, portanto, a relevância dos memes como uma ferramenta complementar no ensino de química, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e envolvente, contudo, é crucial a necessidade do uso adequado ao selecionar os memes apropriados com alinhamento pedagógico, dessa forma evitando conteúdos inadequados ou ofensivos. Na perspectiva, que estudo contribua para o desenvolvimento de abordagens inovadoras e criativas no contexto educacional, promovendo a melhoria do ensino-aprendizagem da química e a relação aluno-professor.