Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99579
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6490
    "inscrito_id" => 11757
    "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O trabalho destaca o uso de histórias em quadrinhos como uma alternativa eficaz para tornar o ensino da química mais acessível e inclusivo, especialmente para os alunos que estão dentro do espectro autista. As histórias em quadrinhos não só aumentam a concentração dos alunos, mas também estimulam sua imaginação e habilidades críticas. O uso desse material torna a disciplina mais significativa e ajuda a superar as dificuldades na compreensão de conceitos abstratos da química, como átomos, moléculas e reações químicas. Além disso, essa abordagem é a opção ideal para trabalhar com turmas que estão tendo o primeiro contato com a disciplina, sendo lúdica, divertida e de fácil assimilação. Oferecendo uma experiência interdisciplinar e apresentando uma linguagem simples e objetiva. Sendo assim, o uso desse recurso educacional para esse público, traz um leque de possibilidades interessantes para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, promovendo a qualidade no meio educativo e tornando-o mais inclusivo e eficiente. O público-alvo da pesquisa são os alunos dos anos finais do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu. O trabalho é de natureza qualitativa e quantitativo e objetiva produzir um material que aborde conceitos introdutórios da química em formato de histórias em quadrinhos e avaliar a aceitação dos alunos mediante essa abordagem metodológica, dando ênfase aos alunos que estão dentro no espectro autista e respeito a neurodiversidade que coexiste em sala de aula. Esta pesquisa baseia-se em autores como: Pessoa (2006), Fronza (2007), Santos e Vergueiro (2012), entre outros autores que trouxeram este tema para dentro do espaço educacional, possibilitando a inclusão e reflexão de novas didáticas no ensino de química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11757_TB6490_15112023205119.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO DEIVID DE MOURA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO"
    "autor_email" => "adrianodavid581@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99579
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6490
    "inscrito_id" => 11757
    "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O trabalho destaca o uso de histórias em quadrinhos como uma alternativa eficaz para tornar o ensino da química mais acessível e inclusivo, especialmente para os alunos que estão dentro do espectro autista. As histórias em quadrinhos não só aumentam a concentração dos alunos, mas também estimulam sua imaginação e habilidades críticas. O uso desse material torna a disciplina mais significativa e ajuda a superar as dificuldades na compreensão de conceitos abstratos da química, como átomos, moléculas e reações químicas. Além disso, essa abordagem é a opção ideal para trabalhar com turmas que estão tendo o primeiro contato com a disciplina, sendo lúdica, divertida e de fácil assimilação. Oferecendo uma experiência interdisciplinar e apresentando uma linguagem simples e objetiva. Sendo assim, o uso desse recurso educacional para esse público, traz um leque de possibilidades interessantes para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, promovendo a qualidade no meio educativo e tornando-o mais inclusivo e eficiente. O público-alvo da pesquisa são os alunos dos anos finais do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu. O trabalho é de natureza qualitativa e quantitativo e objetiva produzir um material que aborde conceitos introdutórios da química em formato de histórias em quadrinhos e avaliar a aceitação dos alunos mediante essa abordagem metodológica, dando ênfase aos alunos que estão dentro no espectro autista e respeito a neurodiversidade que coexiste em sala de aula. Esta pesquisa baseia-se em autores como: Pessoa (2006), Fronza (2007), Santos e Vergueiro (2012), entre outros autores que trouxeram este tema para dentro do espaço educacional, possibilitando a inclusão e reflexão de novas didáticas no ensino de química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11757_TB6490_15112023205119.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO DEIVID DE MOURA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO"
    "autor_email" => "adrianodavid581@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho destaca o uso de histórias em quadrinhos como uma alternativa eficaz para tornar o ensino da química mais acessível e inclusivo, especialmente para os alunos que estão dentro do espectro autista. As histórias em quadrinhos não só aumentam a concentração dos alunos, mas também estimulam sua imaginação e habilidades críticas. O uso desse material torna a disciplina mais significativa e ajuda a superar as dificuldades na compreensão de conceitos abstratos da química, como átomos, moléculas e reações químicas. Além disso, essa abordagem é a opção ideal para trabalhar com turmas que estão tendo o primeiro contato com a disciplina, sendo lúdica, divertida e de fácil assimilação. Oferecendo uma experiência interdisciplinar e apresentando uma linguagem simples e objetiva. Sendo assim, o uso desse recurso educacional para esse público, traz um leque de possibilidades interessantes para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, promovendo a qualidade no meio educativo e tornando-o mais inclusivo e eficiente. O público-alvo da pesquisa são os alunos dos anos finais do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu. O trabalho é de natureza qualitativa e quantitativo e objetiva produzir um material que aborde conceitos introdutórios da química em formato de histórias em quadrinhos e avaliar a aceitação dos alunos mediante essa abordagem metodológica, dando ênfase aos alunos que estão dentro no espectro autista e respeito a neurodiversidade que coexiste em sala de aula. Esta pesquisa baseia-se em autores como: Pessoa (2006), Fronza (2007), Santos e Vergueiro (2012), entre outros autores que trouxeram este tema para dentro do espaço educacional, possibilitando a inclusão e reflexão de novas didáticas no ensino de química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.