Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101265 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9000 "inscrito_id" => 18696 "titulo" => "ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de compreender com a afetividade pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, localizado na cidade de Cascavel CE, e os objetivos específicos são: verificar como se concede afetividade no âmbito do CEI Bica e conhecer as práticas afetivas das professoras no relacionamento com as crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Demo (2007), Libâneo (1994), Oliveira (2003), Piaget (1978), Vigotsky (1998), Wallon (1999) e entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). As situações e dados analisados levam-nos a concluir que nas salas de aula observadas houveram o estabelecimento de relação de afetividade entre os discentes o professor, ressaltamos como é relevante uma relação de confiança com o docente, o que pode deixar a aula mais apreciada, facilitar entendimentos, assim como a relação entre as crianças, pois deste modo aumentaria as possibilidades de aprendizagem, pois cada um conseguiu assimilar de forma positiva na realização de trabalhos propostos pelo professor.O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18696_TB9000_21082023220723.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE DE CARVALHO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Leidiane De Car" "autor_email" => "leidy.md86@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101265 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9000 "inscrito_id" => 18696 "titulo" => "ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de compreender com a afetividade pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, localizado na cidade de Cascavel CE, e os objetivos específicos são: verificar como se concede afetividade no âmbito do CEI Bica e conhecer as práticas afetivas das professoras no relacionamento com as crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Demo (2007), Libâneo (1994), Oliveira (2003), Piaget (1978), Vigotsky (1998), Wallon (1999) e entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). As situações e dados analisados levam-nos a concluir que nas salas de aula observadas houveram o estabelecimento de relação de afetividade entre os discentes o professor, ressaltamos como é relevante uma relação de confiança com o docente, o que pode deixar a aula mais apreciada, facilitar entendimentos, assim como a relação entre as crianças, pois deste modo aumentaria as possibilidades de aprendizagem, pois cada um conseguiu assimilar de forma positiva na realização de trabalhos propostos pelo professor.O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18696_TB9000_21082023220723.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE DE CARVALHO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Leidiane De Car" "autor_email" => "leidy.md86@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de compreender com a afetividade pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, localizado na cidade de Cascavel CE, e os objetivos específicos são: verificar como se concede afetividade no âmbito do CEI Bica e conhecer as práticas afetivas das professoras no relacionamento com as crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Demo (2007), Libâneo (1994), Oliveira (2003), Piaget (1978), Vigotsky (1998), Wallon (1999) e entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). As situações e dados analisados levam-nos a concluir que nas salas de aula observadas houveram o estabelecimento de relação de afetividade entre os discentes o professor, ressaltamos como é relevante uma relação de confiança com o docente, o que pode deixar a aula mais apreciada, facilitar entendimentos, assim como a relação entre as crianças, pois deste modo aumentaria as possibilidades de aprendizagem, pois cada um conseguiu assimilar de forma positiva na realização de trabalhos propostos pelo professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.