Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101265
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9000
    "inscrito_id" => 18696
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de compreender com a afetividade pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, localizado na cidade de Cascavel CE, e os objetivos específicos são: verificar como se concede afetividade no âmbito do CEI Bica e conhecer as práticas afetivas das professoras no relacionamento com as crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Demo (2007), Libâneo (1994), Oliveira (2003), Piaget (1978), Vigotsky (1998), Wallon (1999) e entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). As situações e dados analisados levam-nos a concluir que nas salas de aula observadas houveram o estabelecimento de relação de afetividade entre os discentes o professor, ressaltamos como é relevante uma relação de confiança com o docente, o que pode deixar a aula mais apreciada, facilitar entendimentos, assim como a relação entre as crianças, pois deste modo aumentaria as possibilidades de aprendizagem, pois cada um conseguiu assimilar de forma positiva na realização de trabalhos propostos pelo professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18696_TB9000_21082023220723.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE DE CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Leidiane De Car"
    "autor_email" => "leidy.md86@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101265
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9000
    "inscrito_id" => 18696
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CASCAVEL-CE: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de compreender com a afetividade pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, localizado na cidade de Cascavel CE, e os objetivos específicos são: verificar como se concede afetividade no âmbito do CEI Bica e conhecer as práticas afetivas das professoras no relacionamento com as crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Demo (2007), Libâneo (1994), Oliveira (2003), Piaget (1978), Vigotsky (1998), Wallon (1999) e entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). As situações e dados analisados levam-nos a concluir que nas salas de aula observadas houveram o estabelecimento de relação de afetividade entre os discentes o professor, ressaltamos como é relevante uma relação de confiança com o docente, o que pode deixar a aula mais apreciada, facilitar entendimentos, assim como a relação entre as crianças, pois deste modo aumentaria as possibilidades de aprendizagem, pois cada um conseguiu assimilar de forma positiva na realização de trabalhos propostos pelo professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18696_TB9000_21082023220723.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE DE CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Leidiane De Car"
    "autor_email" => "leidy.md86@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de compreender com a afetividade pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, localizado na cidade de Cascavel CE, e os objetivos específicos são: verificar como se concede afetividade no âmbito do CEI Bica e conhecer as práticas afetivas das professoras no relacionamento com as crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Demo (2007), Libâneo (1994), Oliveira (2003), Piaget (1978), Vigotsky (1998), Wallon (1999) e entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). As situações e dados analisados levam-nos a concluir que nas salas de aula observadas houveram o estabelecimento de relação de afetividade entre os discentes o professor, ressaltamos como é relevante uma relação de confiança com o docente, o que pode deixar a aula mais apreciada, facilitar entendimentos, assim como a relação entre as crianças, pois deste modo aumentaria as possibilidades de aprendizagem, pois cada um conseguiu assimilar de forma positiva na realização de trabalhos propostos pelo professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.