O presente artigo traz resultados de uma pesquisa sobre a afetividade no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de compreender com a afetividade pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estudam no CEI Bica, localizado na cidade de Cascavel CE, e os objetivos específicos são: verificar como se concede afetividade no âmbito do CEI Bica e conhecer as práticas afetivas das professoras no relacionamento com as crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Demo (2007), Libâneo (1994), Oliveira (2003), Piaget (1978), Vigotsky (1998), Wallon (1999) e entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). As situações e dados analisados levam-nos a concluir que nas salas de aula observadas houveram o estabelecimento de relação de afetividade entre os discentes o professor, ressaltamos como é relevante uma relação de confiança com o docente, o que pode deixar a aula mais apreciada, facilitar entendimentos, assim como a relação entre as crianças, pois deste modo aumentaria as possibilidades de aprendizagem, pois cada um conseguiu assimilar de forma positiva na realização de trabalhos propostos pelo professor.