A Educação Ambiental (EA) nas escolas nos anos iniciais, possui uma abordagem pedagógica que promove a conscientização e o engajamento das crianças em relação às questões ambientais desde os primeiros anos de vida e a formação continuada dos professores é um elemento-chave para garantir práticas pedagógicas efetivas e estimulantes nesse campo. Essas abordagens têm o potencial de formar cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na construção de um futuro sustentável. O objetivo do estudo foi entender a aplicação da EA no ensino fundamental, especificamente nos anos iniciais, e conhecer estratégias para proporcionar às crianças uma conexão crítica com o meio ambiente, despertando seu interesse e comprometimento com questões ambientais. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos que abordam o tema da EA nos anos iniciais. O referencial teórico baseou-se em trabalhos como "A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental" de Daniela Gureski Rodrigues, "Educação Ambiental: um direito da Educação Infantil" de Geise Daniele Milagres Crepaldi e Dalva Maria Bianchini Bonotto, "O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades" de Leonardo Álisson Pompermayer Verderio, e "Educação Ambiental na Educação Infantil: algumas contribuições" de Marinete Belluzzo Luccas e Dalva Maria Bianchini Bonotto, entre outros. Os resultados destacaram a necessidade da aplicação contínua da EA nas escolas e a importância da formação continuada dos professores nesse campo. A interdisciplinaridade foi ressaltada como forma de integrar a EA a diferentes áreas do currículo, e estratégias como a promoção da sustentabilidade, o contato direto com a natureza e a integração com a comunidade foram apontadas como fundamentais para despertar o interesse e a consciência ambiental nas crianças.