PLANTAS MEDICINAIS E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO ACERCA DO SEU USO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97833 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4245 "inscrito_id" => 17551 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO ACERCA DO SEU USO" "resumo" => "As plantas medicinais são usadas pelo homem desde o início de sua história e muito antes do surgimento da escrita, a humanidade já fazia uso dos benefícios das espécies vegetais para fins medicinais. O presente trabalho teve como intuito a realização da sensibilização dos alunos de ensino fundamental anos finais e ensino médio dos municípios de Peri Mirim e Pinheiro no Estado do Maranhão acerca do uso das plantas medicinais. As plantas abordadas na pesquisa foram o Eucalipto (Eucalyptus sp), Capim Limão (Cymbopogon sp) e Goibaeira (Psidium guajava L.) e as parte utilizadas foram folhas. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa-ação, onde desenvolveu-se uma aula expositiva como também a observação de plantas desidratadas (exsicatas) e posteriormente a entrega de folders para que houvesse uma melhor compreensão pelos alunos acerca do tema. A partir da aplicação, observou-se que a temática foi aceita pelos alunos de forma positiva, onde os mesmos conseguiram compreender sobre as plantas medicinais em abordagem, além disso, o conhecimento prévio de alguns alunos facilitou no entendimento do assunto, assim como os que desconheciam puderam aprender de forma prática e dinâmica, compreendeu-se portanto que as contribuições desta pesquisa apontam uma imprescindibilidade da educação em saúde quanto às possibilidades fitoterápicas para o tratamento e cura de doenças e que a abordagem de botânica em sala de aula como o uso de plantas medicinais é um instrumento necessário para informar e sensibilizar a população quanto ao uso consciente das plantas medicinais e suas finalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17551_TB4245_02102023152223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TINARA VIVIAN BARBOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TINARA FERREIRA" "autor_email" => "tinaravivian300@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97833 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4245 "inscrito_id" => 17551 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO ACERCA DO SEU USO" "resumo" => "As plantas medicinais são usadas pelo homem desde o início de sua história e muito antes do surgimento da escrita, a humanidade já fazia uso dos benefícios das espécies vegetais para fins medicinais. O presente trabalho teve como intuito a realização da sensibilização dos alunos de ensino fundamental anos finais e ensino médio dos municípios de Peri Mirim e Pinheiro no Estado do Maranhão acerca do uso das plantas medicinais. As plantas abordadas na pesquisa foram o Eucalipto (Eucalyptus sp), Capim Limão (Cymbopogon sp) e Goibaeira (Psidium guajava L.) e as parte utilizadas foram folhas. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa-ação, onde desenvolveu-se uma aula expositiva como também a observação de plantas desidratadas (exsicatas) e posteriormente a entrega de folders para que houvesse uma melhor compreensão pelos alunos acerca do tema. A partir da aplicação, observou-se que a temática foi aceita pelos alunos de forma positiva, onde os mesmos conseguiram compreender sobre as plantas medicinais em abordagem, além disso, o conhecimento prévio de alguns alunos facilitou no entendimento do assunto, assim como os que desconheciam puderam aprender de forma prática e dinâmica, compreendeu-se portanto que as contribuições desta pesquisa apontam uma imprescindibilidade da educação em saúde quanto às possibilidades fitoterápicas para o tratamento e cura de doenças e que a abordagem de botânica em sala de aula como o uso de plantas medicinais é um instrumento necessário para informar e sensibilizar a população quanto ao uso consciente das plantas medicinais e suas finalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17551_TB4245_02102023152223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TINARA VIVIAN BARBOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TINARA FERREIRA" "autor_email" => "tinaravivian300@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }