Este trabalho almeja analisar a Licenciatura Intercultural a partir da produção científica vinculada aos Programas de Pós-Graduação da área de Educação, no período de 2012 a 2022. Elege como corpus de análise dissertações e teses disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a partir dos descritores: “Licenciatura Intercultural” e “Formação de Professores Indígenas”. Almeja-se, portanto, localizar a produção específica da formação inicial de professores indígenas, notadamente como está o desenvolvimento dentro do campo da formação de professores no ensino superior. A partir dessa busca, foi possível mapear 13 trabalhos sobre a temática da Licenciatura Intercultural Indígena, sendo 7 são dissertações e 6 teses. As dissertações e teses foram produzidas por universidades públicas e particulares. Das 10 universidades que abrigam as obras, apenas 3 são universidades particulares; as demais 7 são instituições estaduais e federais. O levantamento de dados possibilitou analisar que 2022 foi o ano com maior número de produções de dissertações e de teses sobre a Licenciatura Intercultural. Os resultados revelam que a temática passou a ser abordada ainda que de modo vagaroso em questão de quantidade de produção. Foi perceptível que a maioria dos trabalhos publicados até 2022 localizam-se no Sudeste (7 trabalhos), seguida da Região Norte (3 trabalhos), Região Centro-Oeste (2 trabalhos) e, por último, a região Nordeste (1 trabalho). A pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e questionários semiestruturados, análise de categoria temática, pesquisa de campo, história oral e grupo focal foram as metodologias utilizadas para o desenvolvimento das teses e dissertações.