Estudos apontam que os conteúdos trabalhados que envolvem a abordagem da psicomotricidade são essenciais para a aprendizagem do aluno, pois esses conteúdos estão relacionados aos aspectos motor, cognitivo e afetivo. Sendo assim, o objetivo do estudo foi investigar o nível de conhecimento dos professores de Educação Física Escolar sobre a psicomotricidade e sua aplicabilidade com os objetivos da BNCC. Buscando aprofundar o conhecimento sobre a abordagem psicomotora e do sistema educacional brasileiro, nos baseamos nas teorias de Jeans Le Boulch e do conhecimento teórico de Libâneo. Nessa perspectiva, essa pesquisa é de caráter descritiva transversal de abordagem qualiquantitativa, no qual foi aplicado um questionário envolvendo quartoze perguntas a quinze professores (as) da rede pública e municipal que trabalham no ensino fundamental. Foi encontrado que 80% dos entrevistados possuem formação em Educação Física, a maioria (93%) dos professores (as) tem conhecimento da abordagem psicomotora e todos tem conhecimento da BNCC, entretanto (66,7%) dos voluntários não reconhece os objetivos que estão relacionadas aos aspectos motor, cognitivo e afetivo. Concluímos, que a abordagem de ensino da psicomotricidade é uma importante aliada no processo de formação do aluno, mas para que ela possa estar inclusa e participe nesse processo é fundamental entendermos o contexto educacional brasileiro.