A leitura e a escrita são os dois pontos mais importantes dentro do processo de letramento, principalmente quando se fala do aprendizado de crianças que fazem parte dos anos finais do ensino fundamental. Assim, os professores costumam utilizar de diferentes práticas de ensino que estimulem esses dois aspectos para o desenvolvimento do processo de letramento. Contudo, entre os anos de 2020 e 2022, houve uma crise social, econômica e sanitária em decorrência da pandemia de Covid-19. Nesse novo contexto mundial, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto, professores precisaram se adaptar, utilizando de ferramentas digitais para conseguirem manter o andamento das aulas. Dessa forma, novos espaços, formatos e exigências surgiram e trouxeram mudanças para os processos didáticos de ensino/aprendizagem, o que proporcionou mudanças nos processos de leitura e de escrita dos discentes. Esse trabalho, então, que surge a partir do PIBIC, dentro da cota dos anos 2021-2022, buscou compreender e discutir quais foram as atividades de leitura e de escrita propostas e efetivadas pelos professores nesse período e qual a efetividade destas, levando em conta as opiniões pessoais dos docentes acerca de seus resultados por meio dessas práticas, tendo em vista como isso pode afetar os alunos com o retorno das aulas presenciais. Assim, com base em uma coleta de dados feita a partir de um questionário online direcionado a professores dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas circunvizinhas à cidade de Guarabira-PB, e com o amparo teórico de autores que versam sobre a temática do Letramento e sua importância, como Soares (2004, 2003); Antunes (2009, 2003); Bortoni-Ricardo (2008, 2010). Percebeu-se, então, que as práticas de leitura e escrita propostas e efetivadas pelos professores, e que ocorreram durante o período de aulas remotas não demostraram um grau significante de efetividade para o desenvolvimento letrado dos discentes.