Este estudo pretendeu identificar e analisar orientações para o ensino do estilo do gênero discursivo em livros didáticos de português dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental, que consistiu na análise das orientações teóricas e metodológicas constantes no Manual do Professor de duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do 4º e 5º anos do ensino fundamental, aprovadas no PNLD 2016, com vistas a identificar aquelas relativas ao ensino do estilo dos gêneros discursivos, bem como em que tais orientações consistem. A análise de conteúdo foi utilizada como abordagem para analisar e interpretar os dados. Apoiamo-nos nas discussões sobre o conceito de estilo no pensamento bakhtiniano, em que é considerado um dos elementos constitutivos do gênero discursivo, estando seu conceito relacionado, indissoluvelmente, a outros elementos e conceitos, de forma que seu estudo (ensino-aprendizagem) só se pode realizar numa perspectiva sociodialógica. Apoiamo-nos também nas discussões sobre o ensino do estilo a partir de outros estudiosos do tema, a exemplo de Melo (2005) e Fiad (2006), que apontam aspectos estilísticos passíveis de reflexão. Os resultados indicaram que as duas coleções didáticas analisadas trazem orientações a respeito do trabalho com os gêneros discursivos no manual do professor. Nessas orientações, observam-se indicações do trabalho com o estilo, embora a grande maioria se apresente de forma indireta/implícita, visto que houve apenas quatro referências diretas a estilo em uma das coleções e duas, na outra.