Na formação do discente de licenciatura em ciências biológicas é necessário à prática pedagógica, importante momento para formação do futuro professor. Neste contexto, esse artigo tem como objetivo relatar e refletir as experiências vividas durante uma prática de ensino de ciências em uma turma de 6º ano na escola estadual professora Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, Laranjal do Jari, estado do Amapá. A prática pedagógica foi realizada em dois momentos, no qual primeiramente foi realizada observações de aulas da professora responsável em sala, levando em consideração alguns quesitos tais como, as condições do ambiente, aspectos metodológicos, aspectos pedagógicos e comportamento do aluno se foram alcançados ou não. Num segundo momento, foi planejada uma aula usando o livro didático e um método lúdico. A professora utilizava metodologias tradicionais, como quadro e o livro didático, e algumas vezes, não foi possível manter os alunos engajados na aula. Durante a regência, buscou-se envolver os alunos através de uma maquete sobre o tema “neurônios” através de diálogo resgatando suas experiências diárias sobre o tema; para avaliar o aprendizado foram feitas algumas perguntas no quadro branco para serem respondidas. A partir disto, foi possível verificar que alguns alunos tinham dificuldades de leitura ou não sabiam ler, ou apresentavam dificuldades na escrita. Consideramos que o professor apresenta grandes desafios em sala de aula, tais como o engajamento do aluno nos conteúdos a serem aplicados e o analfabetismo, observados neste relato. Par isto precisa refletir sobre sua própria prática, valendo-se de metodologias mais dinâmicas ou inovadores para facilitar o ensino e aprendizagem de ciências.